Por gustavo.ribeiro

Rio - Duas linhas de ônibus criadas durante o processo de racionalização do sistema de transporte na Zona Sul sofrerão mudanças a partir deste sábado, 19. Alvo de reclamações de centenas de passageiros insatisfeiros à ouvidoria da prefeitura, as linhas troncais 2 e 10 serão estendidas até o Jardim de Alah, no Leblon. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), as alterações têm objetivo de melhorar o atendimento ao usuário.

A Troncal 2, que hoje faz sai da Praça General Osório, em Ipanema, com destino à Rodoviária, no Santo Cristo, via Lapa, passa a ser identificada assim: Troncal 2; Jardim de Alah-Rodoviária-via Lapa.

A Troncal 10, que saía da Praça General Osório com destino à Cruz Vermelha via Jardim Botânico, também vai iniciar viagem no Jardim de Alah. Ao longo do trajeto, a linha seguia pelo Catete (rua do Catete, sentido Centro; Bento Lisboa, sentido Zona Sul) e agora seguirá pela Praia do Flamengo, nos dois sentidos. A SMTR acredita que a medida vai melhorar o atendimento aos usuários que fazem as ligações Lapa-Botafogo e Jardim Botânico-Leblon.

Os ajustes no plano de racionalização foram iniciados no último sábado, quando cinco linhas sofreram mudanças em seus itinerários: 433, 464, 455, 517 e 497. Na ocasião, foi determinado aumento da frota para as linhas 309, 435 e troncais 7 e 8, porque o tempo de espera pelos ônibus no ponto estava acima do ideal, segundo a SMTR.

Do dia 3 de outubro, data da primeira etapa da reestruturação do sistema, até 2 de março, foram recebidas pela ouvidoria 784 reclamações, 81 sugestões e 105 pedidos de informação. O Rio Ônibus é responsável pela comunicação aos passageiros. Também foram consideradas sugestões de associações de moradores. Com a racionalização, a prefeitura prevê redução nos tempos de deslocamento e melhoria no trânsito. 


Você pode gostar