Por gustavo.ribeiro

Rio - Em viagem à Guatemala, na América Central, o artista plástico Mário Carmargo percebeu que “os ônibus são obras de arte urbana em movimento”. Deixando de lado o olhar de viajante, Mário conferiu, observou e se emocionou com a cultura e expressões artísticas dos descendentes Maias. É esse espírito que ele traz para a exposição “Além dos desejos esquecidos”, lançada na última quarta-feira no Centro Cultural Correios, no Centro do Rio, com curadoria de Marilou Winograd.

Os transportes coletivos guatemaltecos ganham destaque na mostra, que fica aberta até 19 de julho, de terça a domingo, de meio-dia às 19h. Comprados de segunda mão, os veículos recebem pinturas características das etnias de seus donos. “Fui relembrando uma imagem da infância de uma selva, que engole uma civilização, no caso a civilização Maia. Depois em outra cidade guatemalteca, vejo ressurgir os ônibus que são na verdade obras de arte urbana em movimento. Meu instinto artístico fez com que eu me entusiasmasse por este espetáculo visual e então comecei a fotografar e a pintar”, diz Mário. 

Mário Camargo chega ao Rio em exposição de fotos e obras artísticasDivulgação

O título da exposição faz alusão às memórias do inconsciente, onde fotos e imagens se manifestam sob a forma de arte. Cores, traços, fotos e sobreposições marcam a exposição distribuída em 12 telas abstratas (tinta acrílica e outras técnicas) e 30 fotos.

Mário Camargo, usual da pintura abstrata contemporânea, contabiliza 19 exposições individuais distribuídas em estados brasileiros e países como França, Itália e USA (Miami e Nova York) e 21 coletivas, também em espaços internacionais como Chile, Argentina, Portugal, Cuba e França, além de prêmios de viagem à França, USA e Chile. 

Mário Camargo chega ao Rio em exposição de fotos e obras artísticasDivulgação

SERVIÇO

“Além dos desejos esquecidos”, de Mário Camargo.

Dia 18 de maio – Lançamento às 19h.

Exposição: 19 de maio a 17 de julho, de terça a domingo, das 12h às 19h.

12 telas (tinta acrílica e outras técnicas) e 30 fotos.

Curadoria: Marilou Winograd

Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, n?20 - Centro.

Entrada Gratuita

Você pode gostar