Por gustavo.ribeiro

Comprar o bilhete de ônibus via celular já é realidade no Brasil. A Autopass, desenvolvedora de soluções para bilhetagem eletrônica, é a primeira empresa da América Latina a implantar o bilhete com código de barras bidimensional QR Code no transporte público. Em julho, foi iniciado um projeto piloto em um bloqueio no terminal de Santo André Oeste, em São Paulo, para passageiros do Corredor Metropolitano ABD.

Nessa fase experimental, os clientes contam com um guichê exclusivo para a compra do QR Code, com pagamento em dinheiro. Por se tratar de uma fase de testes, o QR Code é comercializado fora dos horários de pico e, segundo a Autopass, estão sendo vendidos, em média, mil bilhetes por dia. Diferentemente do cartão eletrônico tradicional, o bilhete não é recarregável e é ideal para eventuais passageiros, ou seja, usuários que não utilizam ônibus diariamente.

De acordo com o CEO da Autopass, Rubens Gil Filho, a opção de começar imprimindo o QR Code em papel em máquina de débito e crédito serve para o cliente se familiarizar com o novo sistema. "Quem utiliza o QR Code hoje, para cinemas e companhia aérea, por exemplo, utiliza-o via celular. A partir do momento em que nossos clientes começarem a se habituar com o sistema, nós vamos migrando de forma gradual para o celular", explica o executivo.

Isso significa que, nos próximos meses, a tecnologia estará disponível na versão móbile. Ou seja, o cliente, sem precisar pegar fila para recarga, receberá o QR Code em seu celular, bastando apenas encostar seu aparelho no validador da catraca para seguir viagem.

*Informações da revista 'NTUurbano'

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