Por claudio.souza

RIO - A maioria dos motoristas de ônibus de todo o país (77,5%) dirige veículos com algum sistema de rastreamento. Eles rodam, em média, 151,9 km por dia, trabalham 8,3 horas diariamente e 5,9 dias por semana. A média de idade dos veículos é de 5,3 anos. Os dados são de pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre o perfil dos motoristas de Ônibus Urbanos.

O levantamento mostrou ainda que o tempo médio em que os entrevistados atuam na profissão é de 12,1 anos, sendo que 68,7% atuam no segmento há mais de cinco anos.

Na pesquisa, foram entrevistados 1.055 motoristas em 12 unidades da federação de todas as regiões do país, entre os dias 6 e 19 de dezembro de 2016. Os motoristas responderam a questões sobre rotina de trabalho, tecnologia, segurança, saúde, entre outros temas. As entrevistas foram feitas nas garagens das empresas e em terminais rodoviários.

Um quarto dos entrevistados (24,5%) está há mais de dez anos na mesma empresa e 75,5% dizem que estão satisfeitos e não têm vontade de trocar de emprego. Ao falarem por que atuam na atividade, 70,6% afirmam que gostam de dirigir ônibus urbanos e 33,0% dizem que essa profissão oferece um salário melhor do que outras.

A maioria dos entrevistados (70%) possuía outra profissão anteriormente e acredita que a situação financeira melhorou ao começar a trabalhar como motorista profissional. 

Você pode gostar