Por adriano.araujo

Rio - Além das mudanças nos itinerários das linhas de ônibus, os usuários de trens precisam estar atentos às modificações nos ramais a partir desta segunda-feira. Os trens paradores do ramal Deodoro não vão fazer paradas na estação São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Os passageiros que desejarem realizar transferência para outros ramais podem usar as estações Maracanã ou Central do Brasil.

A operação da estação Praça da Bandeira também será alterada nesta semana. Aos sábados, domingos e feriados, ela ficará fechada. Nos dias úteis, o terminal fecha mais cedo — o último trem para Japeri passa às 21h25 e o último trem para Santa Cruz, às 21h33.

A alteração em São Cristóvão está prevista para durar três meses, enquanto são concluídas obras na estação (estão previstos novo mezanino, plataformas ampliadas, escadas rolantes, elevadores, entre outros itens).

Alguns usuários da estação reclamam de não terem sido informados da mudança, como o técnico de elevadores Francisco Cruz, 60 anos. “Não vi aviso aqui na estação. Moro em Belford Roxo e acredito que a mudança para o ramal da Central vá ser prejudicial para mim”.

A SuperVia esclarece que a troca para as estações Maracanã e Central será feita de modo rápido e que os usuários estão sendo avisados pelas redes sociais e pelo sistema de áudio da estação São Cristóvão.

Alterações nos ônibus

Os passageiros devem ficar atentos hoje às mudanças nas linhas de ônibus que começaram no sábado. A 438 (Vila Isabel x Leblon) foi extinta e, em seu lugar, os usuários devem pegar a 439. Tiveram os trajetos encurtados as linhas 201, 409, 410, 422, 497, 498 e 509.

Você pode gostar