Por adriano.araujo

Rio - O primeiro dia de cobrança no VLT foi marcado por problemas, na manhã desta terça-feira. Quem tentou comprar bilhetes nas máquinas de autoatendimento não conseguiu porque as mesmas não estavam funcionando em muitas estações. O primeiro trem, previsto para sair às 7h da estação Rodoviária Novo Rio saiu com 50 minutos de atraso por conta de uma nova queda de energia. Às 10h, a circulação estava com velocidade reduzida entre as estações Cinelândia e Carioca.

Outro transtorno para quem tentou usar o transporte foram as filas. Nas estações Santos Dumont e Carioca passageiros tentavam comprar o bilhete e tinham muitas dúvidas. O sistema, que não dá troco, também foi alvo de críticas.

FOTOS: Veja como foi a manhã no primeiro dia de cobrança do VLT 

LEIA MAIS: Cobrança do VLT começa nesta terça

Máquinas que emitem cartão e fazem recarga não funcionavam no primeiro dia de cobrança do VLTFoto%3A Severino Silva / Agência O Dia


Cátia Eboli, de 54 anos, veio da Barra da Tijuca para conhecer o Museu do Amanhã e tentava pegar o VLT no Santos Dumont. Entretanto, com uma nota de R$ 50, ela precisou trocar a cédula para comprar três bilhetes diferentes, já que estava acompanhada de outras duas pessoas.

"A gente achou que ia ter um suporte melhor na venda do bilhete", desabafou. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, disse que a prefeitura está cobrando da concessionária ajustes no sistema.

Outras pessoas entraram no sistema sem pagar. Um dos passageiros entrevistados pela reportagem tentou comprar o bilhete na estação Parada dos Navios, mas a máquina apresentava problemas. Sem saída, ele acabou embarcando sem o bilhete. Quem tinha bilhete único também não teve vida fácil em algumas estações, pois o sistema estava dando erro. A multa para quem viajar sem pagar, de R$ 170, só começa a valer dia 2 de agosto.

Você pode gostar