Por luana.benedito
Rio - O município do Rio entrou em Estágio de Atenção às 18h30 desta segunda-feira. O temporal atingiu diversas regiões do Rio, causando alagamentos e estragos em diversas vias da cidade. Uma parte do teto da praça de alimentação do Shopping Nova América, perto do trecho onde houve um incêndio em fevereiro de 2015, desabou por causa da forte chuva. Até o momento, não há informações sobre feridos.

Os passageiros da Linha 2 do metrô também enfrentaram transtornos na noite desta segunda-feira. Entre 20h30 e 20h55, os trens estavam circulando apenas entre Irajá e Botafogo. Houve alagamento na linha férrea da estação Pavuna, Zona Norte. A concessionária informou que o funcionamento do serviço já foi normalizado.

A forte chuva também provocou alagamento no Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse). De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a empresa terceirizada responsável pela manutenção estrutural da unidade já foi acionada para realização de reparos. A secretaria reforçou que o atendimento não foi interrompido.

Segundo o Sistema Alerta Rio, em apenas uma hora, entre 20h e 21h, os locais que foram mais atingidos pela forte chuva eram da Zona Norte, como Méier (60,2 mm), Madureira (56,2 mm), Irajá (53 mm), Anchieta (44 mm) e São Cristóvão (31,4 mm).

Estação da Pavuna ficou alagada durante o temporal desta segunda-feiraWhatsApp O DIA (98762-8248)

A Avenida Brasil está com vários trechos alagados. Em frente à Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, há duas faixas de tráfego interditadas, devido a bolsões d’água. Os motoristas que trafegam pela via estão presos em alagamentos na região de Irajá e Vila Militar.

Os motoristas que seguem para a Zona Norte, indo pela Praça da Bandeira e Maracanã, estão trafegando com dificuldade, por causa grande quantidade de chuva. A Rua 24 de Maio, acesso ao bairro do Méier, está alagada em vários trechos.

O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. Esta segunda-feira foi marcada por céu parcialmente nublado e os ventos ficaram intensidade fraca a moderada. 

De acordo com o Alerta Rio, a temperatura máxima registrada foi de 34,7°C em Irajá, na Zona Norte, e a mínima, de 22°C no Alto da Boa Vista. Enquanto isso, a maior sensação térmica foi de 45,5°C no Riocentro. Procurada, a assessoria de imprensa do Nova América disse que houve um rompimento de uma tubulação e o local foi isolado.

"[O shopping] trabalha para liberar a área o mais rápido possível. O estabelecimento reitera ainda que não houve feridos no incidente e que funciona normalmente", completou.

Chuva alagou diversas vias da cidade%2C como a Rua Doutor Niemeyer%2C no Engenho de DentroReprodução Facebook / Grande Méier da Depressão

Com informações da Agência Brasil