Por aline.cavalcante

Qem está acompanhando a nova novela, Velho Chico, tem se encantado com os lindos cenários da trama. Mas, o que talvez você não saiba é que todas as imagens dos oratórios dos santos foram feitos por mãos de um morador ilustre da Baixada: o artista plástico Raimundo Rodriguez.

O iguaçuano de coração nascido no nordeste já criou ambientes cênicos para as minisséries A Pedra do Reino, Hoje é Dia de Maria, Capitu e Alexandre e outros Heróis. E foi convidado para retomar a parceria teledramatúrgica com os mesmos criadores da novela Meu Pedacinho de Chão, a primeira novela para qual ele ‘emprestou’ suas obras de arte.

Imagens de santos estão por todos os lados de seu ateliêRENATO FONSECA


“A criação do universo lúdico é capaz de enriquecer a obra televisiva com elementos artísticos os mais diversos. Nós, artistas, tornamos isto mais crível, porém mágico ao mesmo tempo, com um pé no sonho e outro na realidade”, defende Raimundo.

O talento do nordestino começou ainda na adolescência. “Eu gostava de desenhar e colava os desenhos na parede. Com 13 anos eu já queria ser artista”, relembra.

Aos 18 anos ele veio de mala e cuia para Nova Iguaçu. “Até hoje, mais de quarenta anos depois, me perguntam porque eu não saí daqui. Para mim a resposta é simples: Amo este lugar!”.

No ateliê, há muito de Raimundo. Devoto de São Jorge, o santo está por toda parte e revela a veia religiosa que ele tem. “Sou um grande admirador da arte sacra e de tudo que tem ligação com este universo, este foi um dos fatores que me fizeram topar entrar no projeto do Velho Chico”.

Sem vaidade, ele diz que não se ilude com o sucesso na TV. “Os holofotes são para minha arte. Gosto mesmo é de transformar peças que ninguém quer em obras para serem admiradas”.

Você pode gostar