Por aline.cavalcante

Pegue o esporte mais popular do mundo – o futebol – e faça dele a oportunidade de agregar conhecimento e superar dificuldades. É assim que o atleta John Lucas e o professor de Educação Especial e Física, Rafael Fiúza, selecionado para ser chefe da delegação brasileira, estão encarando a III Copa América de Olimpíadas Especiais de Futebol Unificado. Os jogos acontecerão do dia 1 até o dia 8 de abril e os dois serão os representantes da Baixada na competição, no Uruguai.

John Lucas, diagnosticado com deficiência intelectual e dislexia, viu sua vida mudar quando o esporte entrou na sua rotina, há seis anos. Ele faz parte do Programa Fundação Inclusão para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec).

“Era tímido e retraído, tinha muita dificuldade no relacionamento com as pessoas e com a minha família. Agora já estou tendo a chance de conhecer países que outras pessoas sequer conhecem”, diz o atleta.

John Lucas superou muitas dificuldades Divulgação

Oprofessor Rafael Fiuza está em contagem regressiva. “É a minha primeira viagem internacional chefiando uma delegação em um evento tão importante. Reflete o reconhecimento nacional ao trabalho que realizamos ao longo dos anos. Estamos torcendo para que a nossa seleção traga o caneco para o Brasil, ainda mais porque temos dois caxienses fazendo parte da equipe de jogadores”, destaca o chefe da delegação.

O Programa Fundec Inclusão e Trabalho tem por objetivo desenvolver a independência e a autoestima de pessoa com deficiência motora, intelectual e sensorial.

As atividades são realizadas na Rua Marechal Floriano 507, no bairro 25 de Agosto, onde as inscrições devem ser feitas. Para outras informações no telefone: 2653-4827.

Você pode gostar