Por aline.cavalcante

Belezas naturais, terra de talentos natos, de dificuldades, mas também de esperanças e conquistas, de cultura diversificada e de patrimônio histórico: por aqui há muito que se admirar. E dia 30 é o Dia da Baixada Fluminense, uma data para celebrar os valores destes 13 municípios, que têm aproximadamente 3,7 milhões de habitantes.

Quem visita o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no trecho de Guapimirim, conclui que beleza natural não falta. O local é um dos poucos da Baixada que estão disponíveis para a escalada e subida de montanhas. Além do esporte, há piscinas naturais, cachoeiras, camping, e áreas para piquenique, numa extensão que chega a 20 mil hectares e abriga mais de 120 espécies de animais ameaçados de extinção.

Beleza das cachoeiras podem ser conferidas pelos visitantesDivulgação

“Vivo o montanhismo como uma paixão e não como um esporte. A travessia do Parque é uma das mais lindas que já fiz até hoje”, disse César Lunas,31.

Em Nova Iguaçu, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Tinguá virou um programa de lazer para os moradores por causa das famosas cachoeiras. A Reserva possui 26 mil hectares de Mata Atlântica.

“É um orgulho saber que temos tanta beleza natural aqui. Amo vir tomar banho de cachoeira e aproveitar a natureza”, conta Rafaela Dias, de Mesquita.

O crescimento econômico de algumas cidades também é um ponto positivo a ser destacado. Duque de Caxias, por exemplo, tem o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado. A cidade tem o maior parque industrial do Rio, concentrando-se nos setores de química e petroquímica, com a presença da REDUC, que é a segunda maior do país.

Via Light mudou a Mobilidade por aquiDivulgação


Queimados apostou na chegada de novas fábricas. “Em 2009, o Distrito Industrial contava apenas com sete empresas e hoje temos 41 instaladas”, disse o prefeito Max Lemos.

Os movimentos culturais aparecem no cenário como forma de dar voz às diferentes tribos. “Temos movimentos de poesia, dança de rua, cineclubes, de rap... A Baixada é plural, tem muita gente criativa. O Dia da Baixada é só uma data para nos lembrar que apesar de tantas dificuldades nossa região tem as próprias riquezas e elas vêm do povo”, afirma Wesley Brasil, produtor cultural e morador de São João de Meriti.


Programe-se

DUQUE DE CAXIAS
>27/04- Cineclube Mate Com Angu- 19h,Praça do Pacificador.
>30/04- Rock na Biblioteca- 17h, Praça do Pacificador.
>30/04- Concerto- 19h30, Teatro Raul Cortez.

NOVA IGUAÇU
>30/04- Espetáculo da Escola Livre F.A.M.A- 10h, Praça Ruy Barbosa.
>30/04- Atividades esportivas e Copa Dente de Leite de futebol sub-12, Vila Olímpica.

CAXIAS SHOPPING
>28/04- Exposição fotográfica Baixada-Visões e Emoções- 10h às 22h.
>28/04- Show Mira Callado- 19h.
>30/04- Espetáculo de Dança (Escola Adriana Miranda)- 18h.

SHOPPING NOVA IGUAÇU
>30/04- Show Pedro Lima- 19h

Você pode gostar