Por aline.cavalcante

Um belo projeto em São João de Meriti oferece a jovens e crianças a oportunidade de aprender de graça algumas modalidades de artes marciais. Criado pelo professor Geovane Ramos, o ‘Novos Atletas’ tem aulas de judô, jiu-jistu e karatê todas as terças, quintas e sábados. A iniciativa está apenas começando, tem apenas três meses, mas já atende 80 alunos.

Para Geovane, o projeto é uma forma de mudar o futuro das crianças. “Eu quero mostrar aos meus alunos um caminho a seguir. Dar a eles o que não tive, pois não tinha dinheiro e nem oportunidade”, disse.

De acordo com o professor, o programa não recebe auxílio do poder público e se mantém apenas com a ajuda de voluntários, mas nem por isso o grupo desanima. “Quando decidi começar eu queria proporcionar o acesso ao esporte sem que estas crianças tivessem que pagar por isso. Dar aula mudou a minha vida”, explicou ele.

Aulas são gratuitas e acontecem toda terça%2C quinta e sábado. Atletas devem estar matriculados na escolaDivulgação

E o que não falta é história emocionante por ali. Como a do aluno Marcelo Glaucio, de apenas 8 anos, um dos mais aplicados da turma. Há cerca de um ano ele foi atropelado e, em decorrência do acidente, perdeu uma perna. E foi no esporte que ele encontrou seu caminho depois da tragédia.

“Aqui a gente fica fora das ruas e longe de encrenca. Pude aprender a lutar e a me superar, principalmente depois do acidente, acho que sou um ótimo aluno”, contou Marcelo.

Para participar é necessário estar matriculado na escola. O ‘Novos Atletas’ fica na Rua Machado de Assis, em Vilar dos Teles.


Matéria de Erik Vinícius do projeto O DIA/Unigranrio

Você pode gostar