Por aline.cavalcante

Jogos Olímpicos acabaram, mas parece que os deuses do Olimpo deixaram sua marca pela Baixada Fluminense. A Vila Olímpica de Nilópolis está passando por reformas e se transformará em um dos mais modernos centros esportivos da região. E a novidade: uma quadra de tênis doada pelo tenista Gustavo Kuerten, o Guga. Recém-reformada, a Vila Olímpica de São João também seguirá com as mudanças.

A quadra de tênis, em Nilópolis, será inaugurada ainda este mês. Depois disso, as obras seguem até o fim do ano. Mais de duas mil pessoas serão beneficiadas.

“Nilópolis sempre foi um celeiro de atletas. Com as reformas que estão sendo feitas, certamente vamos descobrir e preparar novos talentos, e eles, quem sabe, representem o país nas próximas olimpíadas”, disse o subsecretário de Esporte e Lazer, Marco Antoni.

As obras custaram cerca de R$ 4,5 milhões. Os recursos são do governo federal. 

Além da quadra de tênis, a vila terá ainda uma piscina e uma quadra de areia, e a pista de atletismo receberá o mesmo piso que foi utilizado no estádio do Engenhão para os Jogos 2016. O campo de futebol vai ganhar grama sintética.

Atualmente, a Vila Olímpica de Nilópolis oferece mais de 20 modalidades esportivas, danças, ginástica e pilates.

“Em período em que as modalidades olímpicas estão bem frescas na mente da população, principalmente, porque a competição foi no Rio, é importante manter fácil acesso à prática de esportes para incentivar e preparar futuros atletas”, disse o prefeito Sandro Matos, de São João de Meriti, que reinaugurou a vila olímpica há cerca de um mês.

Se por um por lado Nilópolis e São João de Meriti tem investido nas vilas olímpicas das respectivas cidades, em Belford Roxo o cenário é outro. As obras, previstas para acabar em novembro de 2015, estão paradas. A pista está esburacada, e a área de convivência, com bancos destruídos. “Já caí duas vezes na pista. Infelizmente está abandonada”, reclama Kassia Sara.

Em Caxias, a reclamação também é por conta da pista de corrida. A prefeitura informou que aguarda verba do governo federal para as obras reformas.

Já a Prefeitura de Belford Roxo não respondeu até o fechamento desta edição.


Escolha qual esporte fazer na sua área

>São João de Meriti: Rua Milton, bairro Grande Rio, São João de Meriti.
Modalidades: caminhada, corrida, academia, ginástica, judô, jiu-jítsu e capoeira. Informações: 2753-6558.

>Nilópolis: Rua José Martins, Frigorífico, Nilópolis.
Modalidades: balé, zumba, dança de salão, ginástica, pilates, treino funcional, futsal, handebol, vôlei, futebol, hóquei de quadra e handebol para cadeirantes. Informações: 3760-1196

>Duque de Caxias: Rua Garibaldi, Jardim Vinte e Cinco de Agosto.
Modalidades: atletismo, badminton, basquete, futebol, handebol, judô, natação, tênis, vôlei, musculação, caratê e xadrez.Informações: 2653-4874

>Belford Roxo: Rua Lecílio, Nova Piam.
Modalidades: atletismo, basquete, caratê, capoeira, futevôlei, futsal, futebol society, handebol e vôlei. Informações: 2761-7275

Você pode gostar