Por caio.belandi

Nova Iguaçu - Ações de circo, cinema, atividades de dança, literatura e batalhas de passinho vão agitar a festa literária do Colégio Estadual Arruda Negreiros. O evento, que será na sexta-feira, às 9h, vai marcar o fim do ciclo do projeto ‘Sarau V’, que acontece desde março em três escolas de Nova Iguaçu.

Durante cinco meses, o Sarau V circulou pelo Ciep Alberto Pasqualini, pelo Arruda Negreiros e pelo Colégio Estadual Engenheiro Arêa Leão, dialogando com os alunos por meio de ocupação, oficinas— de passinho, hip-hop e escrita criativa—, saraus itinerantes e encontros.

Programação do Colégio Arruda será na sexta-feira%2C a partir das 9h. A entrada é de graçaDivulgação

O projeto começou em 2013, através da estudante de letras Janaína Tavares, inspirada pelo Sarau Apafunk (Associação dos Profissionais e Amigos do Funk). O objetivo era minimizar a violência e ocupar os espaços urbanos com cultura, arte e debates políticos. “Nosso foco é fazer com que as instituições de ensino tenham mais eventos culturais e que haja mais interação com a realidade dos alunos, de maneira que eles se sintam representados. A cultura de rua precisa ter mais visibilidade dentro das escolas”, declarou Janaína.

Antes de chegar às escolas da cidade, o Sarau passou por praças e ruas. “A Praça dos Direitos Humanos virou palco de ações culturais de coletivos. Depois de três anos nos espaços públicos, vimos que era hora de ocupar a sala de aula”, contou a idealizadora do projeto.

Na festa literária, além das atividades que são realizadas nos encontros do Sarau, haverá ainda a apresentação do cantor de funk Mano Teko, fundador do Sarau Apafunk. A entrada é gratuita e aberta ao público. O Colégio Estadual Arruda Negreiros fica na Rua Aderbal da Fonseca, em Santa Eugênia.

Você pode gostar