Por luana.benedito

Rio - Palestras, shows, exposições, caminhadas ecológicas e passeios ciclísticos. São algumas das diversas atividades que as cidades do interior do Estado do Rio preparam para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente — instituído pela ONU no 5 de junho. Todas destinadas à conscientização da população.

Em Campos dos Goytacazes, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental vai realizar uma série de atividades. Entre elas, o 2º Fórum Municipal de Gestão Ambiental para Empresas Públicas e Privadas — hoje e amanhã no Auditório do Museu Histórico —; e passeio ciclístico Ecobike, com partida da Praça do Santíssimo Salvador — dia 4, às 7h. Na segunda, 5 de junho, haverá plantio de mudas nas margens da Lagoa do Jacu.

Entre as ações para comemorar a data%2C distribuição de mudas e plantio de árvores%2C recolhimento de resíduos sólidos e palestras com especialistas Divulgação

Itaperuna, por sua vez, vai aproveitar a data para realizar, hoje, a limpeza do Lago do Loteamento João Bedim. A ação contará com a ajuda de voluntários, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Defesa Civil. No dia 5, palestra na Escola Coronel José Cardoso sobre coleta seletiva, além do plantio de mudas de árvores.

Já Macaé prepara passeio ciclístico, trilha ecológica, oficinas de fotografia, distribuição e plantio de mudas, além da coleta de resíduos eletroeletrônicos, entre outras atividades. As ações acontecerão entre 3 e 11 de junho em locais como Parque Atalaia, Lagoa de Imboassica, Área de Preservação Ambiental (APA) do Sana, Parque da Restinga do Barreto, Praça Benedito Ramos de Souza, Paço Municipal e Linha Verde. “Teremos atividades variadas e em diferentes pontos da cidade, todas com foco na importância da preservação ambiental”, destaca o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Gerson Martins.

Em Guapimirim, no dia 5, a partir das 8h30, terá oficina de grafite, teatro de fantoche e plantio de mudas — as atividades serão na Praça da Vila Olímpia. No dia seguinte, no Centro de Convivência do Idoso e da Juventude, palestra sobre resíduos orgânicos. No dia 9, na Praça Paulo Terra, às 9h, lançamento de livro infantil “Maguito Muriqui”, da escritora Edilza Souza Aguiar Vieira do Prado.

Petrópolis também terá atividades entre os dias 5 e 11 de junho. Estão programadas palestras, exibição de filme sobre reciclagem, exposição fotográfica e show. O encerramento será dia 11 com passeio ciclístico. “Diversos temas serão abordados, entre os quais queimadas, descarte do lixo, cidadania, economia de água, desmatamento, reflorestamento e patrimônio”, garante o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

Em Teresópolis, as atividades começam dia 2 e vão se estender até 5 de junho. Haverá exposição para alertar sobre os riscos de atropelamentos de animais silvestres nas estradas e apresentação de teatro de fantoches na Praça do Tiro de Guerra. No auditório do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, exibição de documentário, seguido de debate. 


Você pode gostar