Por luana.benedito

Rio - Que tal curtir o fim de semana com uma programação para lá de diversificada? Pois, nas cidades serranas ou à beira-mar, opções não vão faltar. Afinal, são diversas as atrações programadas, prometendo agitar as várias regiões do Estado do Rio. Haverá evento em Varre-Sai, Saquarema, Paraíba do Sul, Barra Mansa, Paraty e Casimiro de Abreu.Todos, é claro, capazes de agradar as famílias.

Carlos Meninja%2C guitarrista (Esq.)%3B Valentina Rocha%2C vocal%3B Fabiano Soares%2C contrabaixo%3B e Wanderson Luiz%2C no teclado%3A grupo se apresenta em Barra MansaPaulo Dimas\ Diário do Vale

Em Casimiro de Abreu, por exemplo, acontecerá o 23º Festival de Crustáceos e Frutos do Mar. O evento será realizado no distrito de Barra de São João, entre 28 e 30 de julho. No total, dez restaurantes vão oferecer pratos especiais a R$ 20. No dia 30, aliás, a novidade ficará por conta de degustação de guaiamum, caranguejo típico da região.

A iguaria será servida com farinha, feijão preto e pimenta. Além do cardápio, haverá feira de artesanato, shows de música, apresentação teatral e workshops de dança e desenho, entre outras atrações. “Nossa principal proposta é movimentar a economia, repetindo o sucesso do Festival do Aipim, em junho, quando recebemos centenas de turistas de todo o Estado do Rio”, espera o prefeito Paulo Dames.

Já em Barra Mansa, a sensação vai ser o I The Beatles Fest. Dedicado exclusivamente ao célebre quarteto inglês, o festival acontecerá no Clube Municipal, entre 27 e 29 de julho, e contará com mais de 20 atrações musicais. Estão programadas as apresentações da Orquestra de Jazz da OSBM, dos grupos Clube do Rock e Banheiro Azul, além do veterano Carlinhos Meninja e Banda, com participação especial da novata Valentina Rocha no vocal. “Fico feliz de poder interpretar clássicos de uma banda tão famosa”, vibra a menina, de apenas 13 anos.

SHOWS E VINHOS

Além dos shows, o I The Beatles Fest também terá palestras e
exposições. O festival contará ainda com uma réplica do Submarino Amarelo (Yellow Subamarine) no salão nobre do clube. “Beatles Fest tem no mundo inteiro, mas é a primeira vez no Sul Fluminense. Esperamos que se torne parte do calendário de eventos da região e de Barra Mansa”, destaca Marcus Modesto, diretor de Cultura do Clube Municipal.

No Noroeste Fluminense, a dica é o 42º Festival do Vinho de Varre-Sai, que será realizado na Área de Esporte e Lazer Pedro Nunes de Moraes, de 28 a 30 de julho. No primeiro dia de evento haverá desfile da garota Festival do Vinho e shows. No sábado, 29 de julho, apresentação do grupo de música típica italiana Toni Boni e atrações diversas. Nos dois dias, a entrada é gratuita.

2ª Etapa BeachBoxing 2017, na praia de Itaúna, em Saquarema, dia 29Divulgação

No domingo, o evento é pago, mas o ingresso incluiu caneco para beber vinho à
vontade. Às 18h30, show de encerramento com a banda mineira Jota Quest. “Esperamos que a festa seja um sucesso. Convidamos os moradores de municípios vizinhos e do Estado do Rio, além de Minas Gerais e Espírito Santo, que venham prestigiar essa grande celebração da cultura italiana”, conclama prefeito de VarreSai,
Silvestre José Gorini.

Em Paraíba do Sul, o distrito de Sebollas se prepara para a primeira edição da feira Sebollas é Agro, que acontecerá na praça da histórica vila, dias 29 e 30. O evento vai reunir produtores rurais e artesãos, além de shows e apresentações artísticas variadas. Haverá ainda tendas de cervejas e cachaças artesanais, além de barracas de comidas.

Na Costa Verde, boa pedida é visitar a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que vai até dia 30 de julho, na Igreja Matriz, no Centro Histórico. A 15ª edição do evento presta homenagem ao escritor Lima Barreto e terá ainda as participações de William Finnegan, repórter da revista New Yorker, da jornalista argentina Leila Guerriero e do escritor francês Patrick Deville, entre vários outros nomes da literatura mundial.

Para os que curtem competições com boa dose de adrenalina, a 2ª Etapa BeachBoxing
2017, na praia de Itaúna, em Saquarema, dia 29. A modalidade esportiva é bem parecida com o boxe tradicional, mas com algumas especificidades. Entre as peculiaridades, ringue com 5x5 metros - o convencional tem 6x6 m. Em vez de um tablado, a luta é disputada na própria areia. O evento terá 17 lutas, com três rounds de 1minuto e 30 segundos.

Você pode gostar