Por karilayn.areias

Rio - Tradição de mais de um século – o primeiro registro foi em 1863, quando colonos alemães fundaram a Sociedade Coral Concórdia -, Petrópolis é atualmente um celeiro de grupos de canto coral - há mais de 100 deles no município, com destaque para os Canarinhos de Petrópolis, com 75 anos de atuação. Não por acaso, a cidade dará início no próximo sábado, dia 5 de agosto, ao Circuito Imperial de Coros.

Concertos serão nos três primeiros sábados de cada mês e vai reunir 13 grupos coraisDivulgação

Organizado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), o projeto contará com três apresentações mensais, realizadas sempre aos sábados, em locais fixos. No primeiro sábado de cada mês, os concertos serão no Palácio de Cristal, sempre às 18h. No segundo, o palco vai ser no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro da Posse, às 16h. Já no terceiro sábado, no Parque Municipal de Itaipava, às 17h. Estão confirmadas as participações de 13 grupos corais da cidade.

Para Leonardo Randolfo, diretor do IMCE, a criação do Circuito Imperial de Coros é uma maneira de não restringir o canto coral apenas nas comemorações natalinas. Ao contrário, é inserir as apresentações durante todos os meses do ano e com uma programação de qualidade e gratuita.

 "Estamos valorizando uma expressão artística simbólica e atuante na Cidade Imperial, que é o canto coral. Todo o município - moradores e visitantes - serão beneficiados com o Circuito Imperial de Coros, que, certamente, agrega ainda mais valor a uma cidade tão cultural como Petrópolis", destaca Leonardo Randolfo, diretor do IMCE.

gora no dia 5, a apresentação vai ficar por conta dos coros da Usimed e Pro Tempore. No dia 12 será a vez do Coral dos Anjos, enquanto que no dia 19 haverá concerto do Coral Laos Deo. Em setembro, as Princesas de Petrópolis (dia 2), as Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (dia 9), e os Canarinhos de Petrópolis (dia 16).

Em outubro, o coro Dó Ré Mi (dia 7), enquanto o Cant'Vox se apresentará no dia 14. Já o Coral Calebe fará concerto no dia 21. Em novembro, no dia 4, o Coro e Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis (UCP); Coral da Escola de Música da UCP (dia 11) e Coral Municipal de Petrópolis (dia 18). 

Você pode gostar