Por luana.benedito

Rio - Na Costa Verde, o Parque Estadual Cunhambebe é um dos destinos dos amantes da natureza. Em uma área de 38 mil hectares, abrangendo as cidades de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, a unidade tem como principais atrações diversas cachoeiras Véu de Noiva, da Bengala e dos Escravos, entre outras e ruínas históricas de antigas fazendas e da Estrada Imperial.

No Parque Estadual de Cunhambebe fica a Cachoeira Véu das NoivasDivulgação

A rica fauna e flora também é outro ponto de interesse do parque, além dos diversos roteiros de passeios e caminhadas. Para aqueles que praticam escaladas, vale se aventurar pelo Pico das Três Orelhas, o Bico do Papagaiao e do Vale do Sahy. A entrada fica na Estrada da Cachoeira, s/nº, na Rodovia Rio-Santos, quilômetro 423, no Vale do Sahy, em Mangaratiba.

Ainda na Costa Verde, o Parque Estadual da Ilha Grande, que fica em uma área com mais de 12 mil hectares e tem acesso pela Vila do Abraão. O local abriga diversas trilhas, riachos, corredeiras e cachoeiras, além de praias paradisíacas, como Lopes Mendes, Caxadaço, Pescaria e Baleia, entre outras. Há ainda as ruínas históricas de antigas fazendas, do aqueduto do Lazareto e dos dois presídios já desativados.

No Sul Fluminense, o Parque Estadual da Serra da Concórdia, nas cidades de Valença e de Barra do Piraí, às margens do rio Paraíba do Sul. Com quase 6 mil hectares, tem sede no distrito de Barão de Juparanã (Valença), de onde é possível acessar a trilha da Capivara e chegar aos mirantes da Serra da Concórdia e de Barão de Juparanã.

 

Você pode gostar