Por luana.benedito

Rio - Petrópolis dá novo passo para se consolidar como autêntica Capital Estadual da Cerveja o título foi outorgado recentemente pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Foi sancionada pela prefeitura lei de incentivo à instalação de novas microcervejarias artesanais e 'brewpubs' bares que produzem e vendem a própria cerveja. A iniciativa visa garantir maior simplificação de licenças ambientais e agilidade na instalação de novos negócios. Hoje, a cidade tem 21 fabricantes, gerando cerca de 1,5 mil empregos.

Petrópolis dá novo passa para se consolidar como autêntica capital da cervejaDivulgação

Elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Coordenadoria de Gestão Estratégica de Petrópolis, em parceria com os empresários do setor, a lei já havia sido aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, dia 27 de setembro. Faltava apenas a sanção do prefeito Bernardo Rossi. A lei leva em consideração a importância dos 'brewpubs' e das microcervejarias artesanais, empresas cuja soma do faturamento anual de cerveja e chope não supera o teto do enquadramento previsto no Super Simples Nacional, da lei complementar 123/2006.

Para o presidente da Associação das Cervejarias Artesanais de Petrópolis (Acap) e diretor da BrewPoint, José Roberto Romão, a lei é uma vitória dos cervejeiros e serviu para oficializar um trabalho em conjunto. Ainda segundo ele, não seria possível a criação da lei sem o apoio tanto do governo municipal como da Câmara de Vereadores.

De acordo com José Roberto Romão, há ainda muito trabalho pela frente na consolidação da cidade como polo cervejeiro. "A aprovação da lei foi um primeiro passo. Agora, continuamos a lutar pela implantação de cursos técnicos na cidade, dando infraestrutura para o mercado e qualificando a mão de obra existente na nossa cidade", define o presidente da Acap.

Você pode gostar