Por luana.benedito

Rio - Nem só ações preventivas contra o câncer de mama marcam o Outubro Rosa. Muito pelo contrário. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé, por meio da Coordenação de Educação no Trânsito, também aposta em outras frentes. Tanto que vai realizar no próximo dia 31 de outubro o curso 'Mecânica para Mulher'. No total, serão 100 vagas destinadas exclusivamente para o público feminino. A aula vai ser realizada no auditório do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão.

O objetivo do curso, comandado por Roseli da Silva, da Porto Seguro, é fazer com que as alunas possam entrar em contato com o 'universo' particular da mecânica de automóveis e, é claro, que elas venham a aprender sobre a manutenção veicular. A aula também pretende deixá-las aptas a identificar possíveis problemas mecânicos nos carros.

Segundo Julinho Antunes, responsável pela coordenação de Educação no Trânsito de Macaé, a intenção do curso é também proporcionar conhecimento sobre os diversos aspectos da segurança no trânsito ao público feminino. Ainda durante a aula, as alunas vão ter noções básicas sobre manutenção e o funcionamento do veículo.

Também vão ser abordados os principais cuidados que devem ser tomados com o automóvel no dia a dia. Entre eles, checar regularmente o nível de água e do óleo do motor e verificar o estado das lâmpadas dos faróis e lanternas. "Com o curso, elas poderão evitar alguns problemas com a manutenção preventiva e, mesmo que precise encaminhar o veículo para o serviço mecânico, vão saber qual o problema", avalia.

Além do curso 'Mecânica para Mulher', a programação também prevê uma série de palestras. Entre elas, 'Educação e Segurança no Trânsito', que vai ser ministrada pela agente de trânsito Josiana Vilme, e 'Inteligência Emocional', com a psicóloga Lirian Patrício. Haverá ainda bate-papo sobre câncer de mama e com demonstração técnicas de autoexame. Inscrições pelo telefones (22) 2796-1626 ou 2762-7333.

Você pode gostar