Por luana.benedito
Rio - Enfim, o Natal. Para celebrar a data, diversas cidades do Estado do Rio prepararam uma programação diversificada, com missas, recitais e apresentações de grupos corais, além, é claro, da chegada de Papai Noel. A decoração também não foi deixada de lado. Muito pelo contrário. São vários os municípios que capricharam nos enfeites decorativos.
Apresentações musicais e de grupos corais%2C distribuição de presentes pelo próprio Papai Noel e enfeites decorativos festejam a dataDivulgação

Em Petrópolis, por exemplo, a decoração de Natal impressiona vai até 6 de janeiro. Afinal, tem mais de dois milhões de lâmpadas que iluminam vários pontos do Centro Histórico Praça da Liberdade, Palácio de Cristal, Catedral de São Pedro de Alcântara, Avenida Koeler e a Rua 16 de Março, onde fica o concorrido Túnel de Luz. Na programação artística, apresentações musicais, dança e teatro. Algumas das atividades são pagas, mas a maioria é gratuita confira no www.natalimperialpetropolis.com.br.

Em Nova Friburgo, a festa de Natal vai até dia 23 de dezembro. Na programação, concertos de música e apresentações de corais e das bandas Euterpe Friburguense e Ebenézer. A decoração é um capítulo à parte. Com o tema Natal de Todos os Povos, foram instaladas dez árvores temáticas em várias praças. Cada uma das árvores recebeu iluminação nas cores das bandeiras dos países que ajudaram na colonização da cidade. Elas estão nas praças Marcílio Dias, Demerval Barbosa Moreira, de Olaria, do Suspiro e Conselheiro Paulino, além da Avenida Alberto Braune e o prédio da Prefeitura.

Em Guapimirim, a programação de Natal vai começar amanhã, dia 15, e se estenderá até 6 de janeiro. As ruas e o pórtico da cidade estarão devidamente decorados. Já na Praça Paulo Terra, no Centro, ficará a Casa de Papai Noel e alguns personagens natalinos boneco de neve e urso polar, entre outros. A chegada do Bom Velhinho será dia 23 no Campo da Worthington Estrada do Bananal, 1919, no Bananal a partir das 9h.
Em Petrópolis%2C mais de dois milhões de luzes enfeitam a Rua 16 de Março (foto)%2C a Catedral%2C o Palácio de Cristal e o Quitandinha%2C além de ruas do Centro HistóricoDivulgação

Cidade do Aço

Em Volta Redonda, o 'Natal de Esperança'. Entre as atrações, o Festival de Cantata, com apresentações na Praça Brasil. No dia 18, apresentação do coral e da banda municipal. Dia 19, o coral da Igreja Batista do Conforto. No dia 20, as crianças da Fundação Beatriz Gama e o coral da Comunidade do Retiro. Já no dia 21, Ângelos e Black Soul, enquanto que no dia 22 será a vez dos corais Pibre e da Terceira Idade da Secretaria Municipal de Ação Comunitária. Para terminar, no dia 23 está previsto o Coral da Igreja Batista Central. A Cidade do Aço também vai distribuir 24 mil brinquedos em sete diferentes pontos São Geraldo (dia 17); Vila Rica-Três Poços (dia 18); Ponte Alta (dia 19); Roma I (dia 20); Retiro (dia 21); Santa Cruz (dia 22); e Santo Agostinho (dia 23).

Publicidade
Na Região dos Lagos, Cabo Frio vai ter amanhã, dia 15, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, a Cantata de Natal. O recital contará com a participação dos corais Rainha Assunta e Cantai Louvores. No dia seguinte, edição do projeto 'Porta a Porta', quando os fiéis vão visitar residências e casas comerciais para a arrecadação de alimentos não perecíveis. Já no domingo haverá um passeio ciclístico solidário. Para participar, é preciso doar sete quilos de alimentos não perecíveis e trocar pela camiseta do evento.
Não muito distante, Casimiro de Abreu comemora o Natal com a chegada de Papai Noel. Será na Praça Feliciano Sodré (dia 16) e Praça As Primaveras (dia 17) ambas às 20h. Em seguida haverá contação de histórias, recreção infantil e oficinas variadas, entre outras atividades, nas praças Professor Souza (dia 19), Rio Dourado (dia 20), Santa Irene (dia 21) e Praça Darcy Azeredo (dia 22) sempre às 20h.