coluna suburbanoDivulgação
Por O Dia
Publicado 17/03/2020 06:00
Foi em 2016 que ganhou força nas redes sociais um pedido de ajuda para um cachorro que estava sofrendo nas mãos de seu tutor. O caso ocorreu em Santa Cruz. Na época, a empresária e defensora da causa animal Greicy Taranto, 31, não mediu esforços e partiu para um resgate que mudaria sua forma de lidar com o abandono e maus-tratos aos animais da região: “Cheguei na residência denunciada e não havia ninguém. Só nos restou invadir e retirar o animal, que nem forças tinha para andar. Pedi para que filmassem para que fosse registrado que invadimos para salvar aquela vida”, diz a fundadora da ONG Golias, que fica na Rua Santa Ursulina, 333, em Sepetiba.
As “Testemunha do Golias” impulsionaram Greicy a criar a ONG, graças a proteção dada à ela em torno do resgate pelas testemunhas do fato pelas redes sociais. “Foi aí que as pessoas criaram uma página para me defender e defender o Golias”, conta.

Com planos de criar um hospital veterinário que funcione por 24h ali mesmo no bairro, Greicy lidera uma equipe de 27 funcionários, entre veterinários, técnicos e voluntários que atendem, com uma ampla estrutura de emergência, cirurgia e resgate, uma média de 500 animais por mês. E por se tratar de uma organização não-governamental, a instituição vive de doações e do atendimento dado à população local a preços populares.

Quem acompanha as páginas da ONG Golias e da Greicy nas redes sociais conhece o empenho e os riscos que ela se dispõe a correr para colocar à frente a vontade de salvar vidas animais, independente da espécie; além de todo esse trabalho, um de seus maiores empenhos é pelo fim dos maus tratos a cavalos em cavalgadas do RJ. E entre as alegrias e tristezas que envolvem o ativismo pela causa animal, é um exemplo de dedicação e esperança na Zona Oeste do Rio de Janeiro.



Adote!
coluna suburbano divulgação
Publicidade
Castre!
Cães e gatos são as principais espécies de animais abandonados que nos deparamos pelas ruas do Rio em nosso cotidiano. A castração de animais domésticos é uma atitude responsável e essencial para evitar a reprodução, já que entre as causas mais frequentes de abandono está o argumento da falta de espaço em casa. Além de evitar a prática desse crime – abandonar animal, além de crueldade, é crime, viu? -, com a castração podem ser evitadas doenças crônicas em machos e fêmeas, prolongando a vida de nossos amados bichinhos.