Túnel de desinfecção é é instalado em pronto socorro de São Gonçalo  - Divulgação
Túnel de desinfecção é é instalado em pronto socorro de São Gonçalo Divulgação
Por O Dia

Entra em operação hoje o túnel de desinfecção instalado na porta do pronto socorro de São Gonçalo. O objetivo é proteger profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes na entrada e saída da unidade de urgência e emergência, localizada no bairro do Zé Garoto. O túnel inflável usa sistema de pulverização com quaternário de amônia de 5ª geração, produto usado para a eliminação do coronavírus.

Quando qualquer pessoa passar pelo túnel, a substância será pulverizada, garantindo a eliminação da presença do coronavírus no corpo, nas roupas e nos acessórios e calçados. O túnel tem cerca de três metros e ocupa toda a entrada do pronto socorro. Segundo os técnicos que instalaram o equipamento ontem, a passagem pelo túnel deve ser feita de forma lenta, por cerca de 15 segundos, para garantir a efetividade da higienização.

"É um sistema 100% seguro e que só vai beneficiar a população e todos os funcionários que estão na linha de frente do combate ao coronavírus", diz o secretário municipal de Saúde de São Gonçalo, Jefferson Antunes.

Diretor da InSaúde, instituto que administra o pronto socorro, Diego Pereira chama atenção da população para a necessidade de adoção de outras medidas de prevenção complementares ao túnel, para que a segurança dos usuários seja potencializada na unidade de saúde. 

"Lembramos que todas as outras medidas de segurança, como uso dos equipamentos de proteção individual e de álcool em gel, disponível em nossos dispensers, continuam no protocolo de cuidados fundamentais", destaca Pereira. 

População aprova

A instalação do equipamento foi acompanhada por acompanhantes de pacientes, que elogiaram a iniciativa. 

"É um cuidado a mais para pacientes, seus parentes e profissionais de saúde. Nesse momento mais grave da pandemia, tudo que é a favor da população merece nosso aplauso", disse o motorista de aplicativo Wagner Ribeiro, de 36 anos.  

De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo, o próximo local a receber o equipamento será a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Cidade, localizada na Rua Vicente de Lima Cleto. A instalação do túnel de desinfecção vai acontecer na próxima semana.

 

Você pode gostar
Comentários