Aplicativo informa horários de ônibus de empresas gonçalenses na quarentena

Recurso já tem adesão de seis autoviações da Região Metropolitana e visa a diminuir tempo de espera e exposição de passageiros em pontos de embarque

Por Irma Lasmar

O CittaMobi é gratuito e está disponível nos sistemas Android e iOS
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São Gonçalo - A redução da frota de ônibus nas ruas, determinada pelos governos como uma das medidas de combate à covid-19, acarreta a frequência menor de coletivos passando para quem precisa utilizar esse tipo de transporte. Para evitar um tempo de espera desnecessário dos passageiros nos pontos e até mesmo possíveis aglomerações e filas, algumas empresas de ônibus da Região Metropolitana já contam com a possibilidade de consulta dos horários de chegada dos veículos nos locais de embarque através de aplicativos de mobilidade. No CittaMobi, que é gratuito e está disponível nos sistemas Android e iOS, novas linhas de ônibus foram incluídas e agora podem ser consultadas em tempo real, como as da Expresso Tanguá, que opera linhas municipais em São Gonçalo e as das empresas gonçalenses Rio Ita e Fagundes, que atuam entre São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito, além da Rio Minho, Expresso Rio de Janeiro e Auto Viação Tanguaense.
De acordo com Gustavo Gonçalves, diretor do Centro Sistêmico Operacional que reúne as companhias citadas, o aplicativo agora contem O Dia pla todas as linhas dessas operadoras e a possibilidade de consulta on-line contribui para a organização do transporte nesse momento de restrição. “Tivemos que reduzir em 80% a circulação dos ônibus e isso aumenta o intervalo dos coletivos nos pontos. Com o aplicativo, o passageiro que precisa sair de casa, ou que está retornando do trabalho a caminho de um terminal, pode consultar antecipadamente o horário previsto para a chegada do ônibus no ponto de embarque dele, evitando ficar exposto muito tempo na rua ou em filas, conforme a recomendação das autoridades de saúde”, explica. Cartazes fixados nos coletivos essa semana mostram o passo a passo de como usar o aplicativo. Depois de baixá-lo no celular, o passageiro seleciona seu ponto de embarque. Após essa etapa, ele escolhe o ônibus desejado em uma lista e obtém através de um clique todas as informações. 
As autoviações também estão se movimentando em relação às medidas sanitárias de seus veículos. A Rio Ita e a Fagundes, por exemplo, ampliaram a higienização dos ônibus nos pontos finais ao final de cada viagem. Máscaras de proteção e álcool em gel a 70% estão sendo disponibilizados para os rodoviários, individualmente e também nos terminais, e o protocolo de uso de máscaras para passageiros vem sendo lembrado até nos letreiros dos coletivos. “Estamos buscando atender o passageiro com soluções e cuidados preventivos desde o momento em que ele sai de casa para embarcar até o fim da viagem. Só assim vamos vencer esse desafio”, finaliza Gustavo Gonçalves.

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