Tema foi alterado pela necessidade de discutir formas de qualificar o atendimento em meio à pandemia - Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo
Tema foi alterado pela necessidade de discutir formas de qualificar o atendimento em meio à pandemiaDivulgação / Prefeitura de São Gonçalo
Por O Dia
São Gonçalo - Com o propósito de traçar e discutir caminhos para o fortalecimento da saúde mental, a Secretaria de Saúde, por intermédio do Programa Municipal de Saúde Mental, álcool e outras drogas, realiza nesta quinta-feira às 14h o XIX Fórum Intersetorial para Ações em Saúde Mental/Álcool e outras drogas. Este ano, o fórum será totalmente on-line e tem como tema central “O impacto da covid-19 nas pessoas com sofrimento psíquico e estratégias de enfrentamento”. Neste ano, como se vive a situação de isolamento social rígido na forma física, as equipes estão se reinventando no seu trabalho para não desamparar os pacientes.
"No cenário atual de pandemia do novo coronavírus, é necessária a discussão acerca de pessoas com sofrimento mental e análise das estratégias que estão sendo tomadas para enfrentar, não somente a covid-19, mas também acolher essas que necessitam de um atendimento especial", diz a articuladora intersetorial Kássia Rapella. “O tema para abrir o ano de 2020 seria uma reapresentação da rede de atenção psicossocial. Como estamos em situação de pandemia, o tema foi alterado internamente, pela necessidade das nossas equipes de discutir sobre formas de qualificar o atendimento em meio à quarentena. O mês de maio é muito simbólico, pois marca a luta antimanicomial. O contato com os pacientes está sendo através de ligações, por vídeo conferência, ajuda dos familiares e outros recursos territoriais. E para casos novos ou situações pontuais onde há necessidade de contato pessoalmente, temos nos empenhado em oferecer informação segura reduzindo o pânico em torno da covid-19”.
Publicidade
A assistência é feita de forma contínua e tem recebido um retorno positivo dos pacientes. O acompanhamento telefônico já fazia parte do processo de tratamento, porém de forma individualizada. No momento, é a ponte de conexão para o tratamento não parar. Nesta edição de hoje, a plataforma Zoom será utilizada. Interessados em entender melhor do assunto devem enviar uma mensagem para o número de WhatsApp 98160-4342.