Desempregado, Bruno Martins, pai de aluna, agradeceu a entregafotos Divulgação
Por O Dia
Publicado 04/06/2020 00:00

A Prefeitura de São Gonçalo iniciou, nesta semana, a distribuição de 47 mil kits merenda escolar a alunos da rede pública de ensino. As entregas acontecem até o dia 18, em escolas localizadas nos nove polos de ensino da cidade. Amanhã, a distribuição será em 26 unidades, nas regiões do Mutondo, Neves, Boaçu, Colubandê, Santa Izabel, Laranjal, Lindo Parque, Itaúna e Arrastão (veja lista ao lado). Com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus, as escolas permanecem fechadas até o dia 19 deste mês, prazo que pode ser estendido pela prefeitura. 

As entregas contemplam alunos matriculados em toda a rede, desde creches, incluindo as conveniadas, até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os kits são compostos por arroz, açúcar, feijão, macarrão com ovos, leite integral, biscoito doce, biscoito salgado, achocolatado e suco. Os itens foram definidos pela equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria municipal de Educação (Semed).

Segundo a prefeitura, a verba para a aquisição dos kits é proveniente de recursos federais e municipais destinados à merenda escolar. Somente na segunda-feira, quando a distribuição teve início, foram entregues 10 mil kits de merenda escolar. 

Pai da aluna Bruna Emanuelly Martins, estudante do 3º ano do Colégio Castelo Branco, Bruno Martins, de 35 anos, foi um dos contemplados com a cesta básica: "Agradeço bastante pela ajuda, pois, devido à pandemia, acabei ficando desempregado. Esses alimentos vão nos ajudar muito", disse Bruno. 

Aluna do programa Educação de Jovens e Adultos, Jaciara Nunes, moradora do bairro Porto Velho, também foi uma das primeiras a receber o benefício. "O kit merenda escolar chega em uma boa hora. Vendo lanche nas ruas e, com a diminuição do fluxo de pessoas, minhas vendas despencaram", contou.

Pré-requisitos

Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, ao retirar o kit, o aluno ou responsável deve assinar um termo de recebimento e de compromisso de não vender ou dar destino diferente aos alimentos que não seja a nutrição do estudante. O beneficiado deverá, ainda, apresentar cópia de um documento oficial de identificação com foto. 

Durante as entregas, agentes da Secretaria municipal de Educação (Semed) estão atuando para evitar aglomerações e garantir distância segura entre as pessoas e a utilização de máscaras de proteção. Além do item, os profissionais estão usando luvas e higienizando os produtos antes das entregas com álcool em gel.

"A distribuição está sendo realizada sem qualquer tipo de aglomeração, com todos os profissionais usando máscaras, luvas e álcool em gel. Também disponibilizamos pias com água e sabão para que todas as pessoas possam fazer a higienização das mãos, tanto os profissionais como os pais e responsáveis pelos alunos", garantiu o secretário municipal de Educação, Maurício Nascimento.

locais de distribuição
Publicidade
O cronograma com as datas e endereços para a retirada dos kits de merenda escolar está disponível no site https://bit.ly/lista-escolas-pmsg. Abaixo, as escolas onde haverá entregas hoje: 
POLO 1 - MUTONDO
Publicidade
Escola Municipal Leonor Correia
Escola Municipal Professora Marlucy Salles de Almeida
Publicidade
POLO 2 - NEVES
Ciep 250 Municipalizado Rosendo Rica Marcos 
Publicidade
Escola Estadual Municipalizada Lucio Thomé Feteira
Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Pastor Benedito Panisset
Publicidade
POLO 3 - BOAÇU 
E. M. Luiz Gonzaga 
Publicidade
E. M. Valeria de Mattos Fontes
POLO 4 - COLUBANDÊ
Publicidade
Ciep 438 Municipalizado Rubens Mauricio Abreu
E. M. Beatriz Eliane Cordeiro Santos 
Publicidade
POLO 5 - SANTA IZABEL 
E. M. Célia Pereira da Rosa
Publicidade
POLO 6 - LARANJAL 
Escola Estadual Municipalizada Guaxindiba
Publicidade
Umei Prof. Claudia de Souza M. Castro
POLO 7 - LINDO PARQUE
Ciep 411 Municipalizado Dr. Armando Leão Ferreira 
E. M. Coronel Amarante
Umei Margarida Maria Garcia de Araujo 
Assistência de Apoio à Criança (AAC)
Obra Social Engenho Pequeno 
POLO 8 - ITAÚNA 
E. M. João Aires Saldanha
Umei Natalina Muniz de Oliveira
Associação Evangélica Edificando Vidas
Creche Comunitária do Salgueiro
Amigos do Serpa
Obra Social Tia Lili
POLO 9 - ARRASTÃO 
Escola Municipal Pastor Ricardo Parise 
E. M. Deputado José Carlos Brandão Monteiro 
Obra Comunitária São Francisco de Assis 

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias