São Gonçalo amplia pontos de testagem para covid-19 - Divulgação
São Gonçalo amplia pontos de testagem para covid-19Divulgação
Por O Dia

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou mais três pontos de testagem em São Gonçalo para covid-19. As novas unidades para o diagnóstico ficam no PAM Coelho, PAM Neves, Clínica do Barro Vermelho e PAM Alcântara, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Esses locais se somam aos outros quatro que já realizavam testes para o novo coronavírus no município: os Centros de Triagem ao Coronavírus do Zé Garoto e de Lagoinha, com funcionamento diário, das 8h às 17h, o Polo Sanitário Rio do Ouro e Clínica da Criança (0 a 12 anos), que oferecem o serviço de testagem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Para realizar o teste, basta dirigir-se a uma dessas unidades de saúde. Caso seja constatado que a pessoa precise de atendimento médico, ela será encaminhada a um dos Centros de Triagem ou à Clínica da Criança.

Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, a ampliação da oferta de testes para covid-19 na cidade tem o objetivo de identificar novos focos de transmissão, orientando o isolamento nos casos positivos, e descentralizar a testagem.

"A medida vai permitir diagnosticar mais rapidamente e facilmente as pessoas infectadas pelo coronavírus e já iniciar o tratamento de forma precoce para obter o maior êxito possível. O registro dos dados será sistematizado através de Prontuário Eletrônico, permitindo uma análise qualificada das informações", explica a subsecretária de Saúde, Ana Carolina Agrizzi.

NO JARDIM CATARIA

Liderando a lista de infectados pelo coronavírus em São Gonçalo, com mais de 800 casos confirmados, o bairro Jardim Catarina passou por uma pesquisa de campo com testagem rápida e por amostragem para a covid-19. O levantamento detectou que 45% dos casos positivos para a doença são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas aparentes mas podem transmitir o vírus.

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Maria Rodrigues, a testagem de indivíduos assintomáticos representa uma importante estratégia, pois a partir da identificação desses casos e orientações para que mantenham as regras de isolamento social evita-se que mais pessoas sejam infectadas: "A realização de testes em larga escala para encontrar e isolar casos assintomáticos é uma estratégia vital para conter a propagação da doença". Cerca de 10% da população foi testada em uma força tarefa dos profissionais de saúde que atuam na área. Durante 15 dias, os moradores foram avaliados no Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima e em unidades móveis.

Você pode gostar
Comentários