Marcações podem ser feitas de segunda a sexta no Shopping Partage, São Gonçalo Shopping, Pátio Alcântara, Centro de Imagem e Espaço Rosa - Divulgação
Marcações podem ser feitas de segunda a sexta no Shopping Partage, São Gonçalo Shopping, Pátio Alcântara, Centro de Imagem e Espaço RosaDivulgação
Por O Dia
SÃO GONÇALO - Vai até o dia 31 deste mês o mutirão de mamografia promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, que vem realizando o agendamento de aproximadamente 100 pacientes por dia nos pontos de atendimento. Os exames podem ser marcados em cinco endereços diferentes, em diferentes horários, de segunda a sexta-feira: Shopping Partage, São Gonçalo Shopping, Pátio Alcântara, Centro de Imagem e Espaço Rosa (confira os endereços no final da matéria). No ano de 2019, mais de oito mil mamografias foram agendadas só no mutirão realizado durante o Outubro Rosa.
Moradora do Jardim Catarina, a dona de casa Marinete Torres, de 46 anos, foi a primeira paciente a chegar ao Shopping Pátio Alcântara no primeiro dia de marcações do exame (05/10): "Minha mãe já teve câncer e retirou uma mama. Temos que nos prevenir e estar sempre realizando exames. Fui na consulta com a ginecologista e consegui marcar a mamografia para a semana seguinte. Gostei bastante do projeto", exclama.
Publicidade
Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, o resultado de ações como essa costuma impactar positivamente a população, pois alerta para a necessidade do exame, principalmente em mulheres que já tiverem casos na família. “Queremos reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis à postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas, já que, diagnosticando precocemente o câncer, existem 95% de chances de salvar suas vidas. A principal ferramenta é a conscientização em conjunto com a prevenção”, explica ele.
A mamografia anual é recomendada a mulheres a partir dos 40 anos, mas, em casos de histórico familiar de câncer de mama, o cálculo é outro: dez anos menos do que a idade que a parente próxima (mãe, avó, irmã) teve a doença. Exemplo: se a mãe foi diagnosticada com câncer de mama aos 35 anos, a paciente deverá iniciar seu ciclo de investigação médica quando completar 25. Para a marcação é necessário apresentar o pedido do médico do SUS, o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência (originais e cópias). Todos os agendamentos podem ser realizados de segunda a sexta-feira, nos endereços e horários abaixo relacionados.

Shopping Partage: Av. Pres. Kennedy nº 425, Centro - das 10h às 18h

São Gonçalo Shopping: Av. São Gonçalo nº 100, Boa Vista - das 10h às 18h

Pátio Alcântara: Rua Carlos Gianelli – das 10h às 18h

Centro de Imagem: Rua. Cel. Serrado nº 1600, Zé Garoto - das 9h às 17h

Espaço Rosa: Rua Francisco Portela nº 2744, Zé Garoto - das 9h às 17h