Prefeito de São Gonçalo fiscalizou unidades de saúde no Pacheco e no Centro neste fim de semana Divulgação
Por Irma Lasmar
Publicado 03/01/2021 15:07 | Atualizado 03/01/2021 15:10
SÃO GONÇALO - O prefeito Capitão Nelson determinou ao secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, André Vargas, a ampliação do número de leitos para pacientes de Covid-19 no município. Ao todo, a Prefeitura promete priorizar as ações para abrir até 60 novas vagas até o final deste mês: 20 para o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças (Hospital das Freiras), na Lagoinha, e 40 para o Hospital de Retaguarda Gonçalense (antigo Menino Deus), no Centro. As duas unidades, que são referência para casos do novo coronavírus, foram vistoriadas pelo prefeito neste fim de semana.
A primeira vistoria foi no Franciscano. Capitão Nelson estava acompanhado por André Vargas, o subsecretário de Urgência e Emergência, Luiz Fernando Fonseca, e também os vereadores Lecinho (MDB), presidente da Câmara Municipal, e Glauber Poubel (PSD). Logo na entrada do setor de Emergência, o chefe do Executivo gonçalense constatou a falta de cobertura na área onde ficam as pessoas que aguardam o atendimento. “Vamos chamar engenheiros e arquitetos para avaliar a construção de uma cobertura adequada. A população não pode ficar debaixo de sol e chuva enquanto espera ser atendida”, disse o prefeito.
Publicidade
Capitão Nelson vistoriou todos os setores de atendimento da unidade, como triagem, sala vermelha, enfermarias e CTI. Preocupado com o crescimento dos casos de Covid na cidade, durante conversa com o secretário André Vargas, o prefeito determinou a ampliação do número de vagas no hospital, expandindo de 17 para 25 os leitos de CTI e de 26 para 38 os leitos de enfermaria disponíveis.
Em seguida, o chefe do Executivo gonçalense chegou no Hospital de Retaguarda Gonçalense, antigo Menino Deus, no Centro. Aos visitantes foram distribuídas toucas e máscaras descartáveis, álcool em gel e também houve verificação de temperatura. O hospital possui 14 leitos de CTI e 16 vagas na enfermaria, além de um leito para intubação de pacientes. Durante a vistoria, o prefeito foi ao segundo andar da unidade, que oferece a possibilidade de expandir o atendimento aos pacientes, necessitando de ajustes como instalação de equipamentos, ar condicionado e rede de gases.
Publicidade
“As salas já estão prontas. Basta instalar as portas, ar condicionado e rede de gases para que esses leitos atendam a população”, disse Capitão Nelson, que ainda determinou ao secretário André Vargas designar uma ambulância para plantão no Hospital de Retaguarda Gonçalense, que atualmente não conta com veículo para remoção de pacientes.
Leia mais