Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - Os bairros, prédios públicos e o Centro de Tradições Nordestinas recebem esta semana mais uma rodada de sanitização contra a proliferação do novo coronavírus, causador da Covid-19, com a aplicação do quaternário de amônio de quinta geração, que tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. O trabalho é feito pela Vigilância em Saúde Ambiental, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, que define os bairros a partir de um levantamento do setor de Vigilância Epidemiológica sobre os locais com maior incidência da doença. 
Diluída em água, a amônia quaternária é borrifada em prédios públicos por uma motobomba acoplada em um veículo picape. Já as ruas são sanitizadas com o produto diluído em glicerina. 
Publicidade
Além da sanitização contra a proliferação do coronavírus, a Vigilância em Saúde Ambiental também pulveriza inseticida nos bairros para matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya.
Para os dois trabalhos, são usadas as motofogs, que são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. A tecnologia permite identificar a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a ser liberado e a quantidade que é aplicada durante cada operação.
Publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde usa a tecnologia, mas depende da ajuda da população com ações simples para conter o avanço das doenças. No caso da Covid-19, os gonçalenses podem ajudar usando máscaras de proteção, lavando as mãos ou usando álcool em gel quando não for possível lavar as mãos, manter o distanciamento entre as pessoas e só sair de casa se for necessário. Já para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é preciso verificar no quintal de casa se há qualquer recipiente que acumule água, o qual deve ser esvaziado e emborcado de cabeça para baixo. Bebedouros de animais devem ser lavados regularmente e ter a água trocada todos os dias. A vigilância deve acontecer, principalmente, após dias de chuva. Vale lembrar que até uma folha caída e uma tampinha de refrigerante podem acumular água e virar criadouro de mosquito. 

Programação da sanitização contra o coronavírus:

Segunda-feira (22): Maria Paula, Santa Izabel, Estrela do Norte, Raul Veiga e Vila Três
Terça-feira (23): Boa Vista, Almerinda, São Miguel, Barro Vermelho e Fazenda dos Mineiros
Quarta-feira (24): Porto da Pedra, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Zé Garoto, Centro, Santa Catarina e Salgueiro
Quinta-feira (25): Mangueira, Parada 40, Jardim Nova República, Marambaia, Vila Lage e Palmeiras
Sexta-feira (26): Paraíso, Jóquei, Monjolos, Largo da Ideia, Covanca e Itaúna

Programação do fumacê no controle de arboviroses:

Segunda-feira (22): Gradim, Arsenal e Almerinda
Terça-feira (23): Porto da Madama, Engenho do Roçado, Amendoeira e Jardim Amendoeira
Quarta-feira (24): Coelho, Rio do Ouro e Jardim Nova República
Quinta-feira (25): Boaçu, Várzea das Moças e Jóquei
Sexta-feira (26): Brasilândia, Maria Paula e Vila Candoza