A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo define os bairros para a sanitização através das informações repassadas pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que faz o levantamento de quais são as regiões com maior número de casos da doença
A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo define os bairros para a sanitização através das informações repassadas pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que faz o levantamento de quais são as regiões com maior número de casos da doençaDivulgação
Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - Para conter o avanço da Covid-19 na cidade, a Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde segue com o calendário semanal de sanitização de ruas e prédios públicos gonçalenses. Várzea das Moças, Sacramento, Rocha, Novo México, Alcântara e Jardim Alcântara recebem o serviço nesta segunda-feira (12). Já na terça-feira (13) será a vez dos bairros Maria Paula, Santa Izabel, Estrela do Norte, Raul Veiga e Vila Três. A programação continua na Quarta (14) com o Boa Vista, Almerinda, São Miguel, Barro Vermelho e Fazenda dos Mineiros; na quinta (15) com o Porto da Pedra, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Zé Garoto, Centro, Santa Catarina e Salgueiro; e na sexta (16) com Mangueira, Parada 40, Jardim Nova República, Marambaia, Vila Lage e Palmeiras.
Além da sanitização contra a proliferação do coronavírus, a Vigilância em Saúde Ambiental também pulveriza inseticida nos bairros para matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. O controle de arboviroses começa nesta segunda-feira (12) em São Miguel, Neves e Porto do Rosa e segue na terça-feira (13) nos bairros Zé Garoto, Centro, Venda da Cruz e Itaoca. A programação continua na quarta (14) no Marambaia, Tenente Jardim, Morro do Castro e Mutuá; quinta (15) em Monjolos, Largo da Ideia, Engenho Pequeno e Mutuaguaçu; e sexta (16) nos bairros Vista Alegre, Zumbi, Pita, Mutuapira e Cruzeiro do Sul.
Publicidade
O trabalho conta com dois tipos de equipamentos usados para desinfetar os ambientes - as motofogs e a motobomba - que usam o quaternário de amônio de 5ª geração, que tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. Elas são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. A tecnologia permite identificar a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a ser liberado e a quantidade que é aplicada durante a operação.
Para eliminar o coronavírus nas unidades de saúde, hospitais e Centro de Tradições Nordestinas, o produto é diluído em água e aplicado por um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada. Já as ruas são sanitizadas com o produto diluído em glicerina.
Publicidade
A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo define os bairros para a sanitização através das informações repassadas pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que faz o levantamento de quais são as regiões com maior número de casos da doença. Os bairros, prédios públicos e o Centro de Tradições Nordestinas de São Gonçalo recebem a sanitização toda semana.