Por O Dia
SÃO GONÇALO - A Prefeitura realizará nesta quinta-feira (22) a sanitização nos bairros Porto da Madama, Colubandê, Boaçu, Tenente Jardim, Morro do Castro e Mutuá contra o coronavírus e no Boa Vista, Santa Luzia, Luiz Caçador e Recanto das Acácias contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Sexta-feira (23) será a vez de serem desinfetados do coronavírus os bairros Porto Velho, Barracão, Brasilândia, Engenho Pequeno e Mutuaguaçu, e do Aedes aegypti o Porto da Pedra, Tribobó e Mutondo. 
A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde define os bairros para a sanitização através das informações repassadas pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que faz o levantamento de quais são os bairros com maior número de casos de Covid-19. O órgão conta com dois tipos de equipamentos para desinfetar os ambientes com o quaternário de amônio de 5ª geração: as motofogs em ruas e a motobomba (acoplada em uma picape) em prédios públicos, unidades de saúde e o Centro de Tradições Nordestinas.
Publicidade
No primeiro caso de aplicação, o produto é diluído em glicerina; no segundo caso, em água. Em ambos os usos, as motofogs são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. A tecnologia permite identificar a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a ser liberado e a quantidade aplicada durante cada operação.