SAMU de São João de Meriti bate recordes de atendimentos - Divulgação PMSJM
SAMU de São João de Meriti bate recordes de atendimentosDivulgação PMSJM
Por Eric Macedo
Em três anos e meio funcionando sob a gestão do atual prefeito de São João de Meriti, Dr. João, junto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada – Cisbaf, o reestruturado SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, bateu recordes de atendimentos. De acordo com os dados da coordenadoria do SAMU de Meriti, somente até junho deste ano de 2020, o serviço já atendeu 7.246 chamados, mais que todo o ano de 2017, onde o número era 7.212.
Na ocasião, o governo encontrou o SAMU com apenas uma ambulância e carente de diversos recursos para o exercício de suas funções. Na atual gestão, o número de viaturas passou de apenas uma para 14 ambulâncias, incluindo UTI’s móveis completas, além da reforma das instalações dos socorristas. O mês de maio de 2020 foi o mais movimentado para equipes desde o começo da gestão em 2017, tendo sido realizados 1.476 atendimentos.
Publicidade
1.476 atendimentos foram realizados em Maio de 2017. - Reprodução PMSJM
Além disso, foi criado o Serviço de Verificação de Óbitos – SVO, onde os próprios profissionais atestam a causa da morte (salvo em casos de crimes), já tendo fornecido mais de 1.100 declarações de óbitos para munícipes de São João de Meriti, poupando os familiares de aguardarem pela autópsia do Instituto Médico Legal – IML.
Publicidade
Na atual gestão de governo, o número de viaturas passou de apenas uma para 14 ambulâncias. - Divulgação PMSJM
Atualmente o SAMU de São João de Meriti é referência na Baixada Fluminense e atende também a outras cidades no entorno.