Candidatos à prefeitura de São João de Meriti 2020Montagem/Divulgação
Por Eric Macedo
Publicado 27/09/2020 08:40 | Atualizado 28/09/2020 16:43
A disputa para o cargo de prefeito de São João de Meriti começou e só termina no próximo dia 15 de novembro. A cidade teve oito candidatos oficializados em convenção. E quem pensa que assumir o comando da cidade com a maior densidade demográfica das américas será tarefa fácil, está enganado. Várias serão as prioridades do novo representante para solucionar problemas encontrados no município.
Saiba quais são os nomes que concorrem à Prefeitura de Meriti, em 2020, e o que farão para ter uma cidade melhor:
Publicidade
Charlles Batista (Republicanos)
Charlles Batista (Republicanos)Divulgação
Publicidade

Charlles Batista, 42 anos, pertence à Polícia Rodoviária Federal do Rio de Janeiro, atuando na Delegacia Metropolitana, Baixada Fluminense, como adjunto. Pertence ao Grupo de Motociclistas da PRF-RJ, é Assessor Parlamentar da Polícia Rodoviária Federal e diretor do Sindicato da PRF-RJ. Em 2016, foi candidato pela primeira vez em São João de Meriti, tornando-se vereador. Depois, suplente de Deputado Estadual com 21.774 votos.
“Com ajuda de Deus, lutarei sempre e incansavelmente pelo conservadorismo e pela manutenção dos valores que regem a nossa sociedade: família, moral, liberdade econômica e liberdade religiosa. Farei uma gestão transparente, pautada pela ética, colocando ordem na casa para que São João de Meriti saia do vermelho e alcance o caminho da prosperidade”, Charlles Batista.
Publicidade
Giovani Ratinho (PROS)
Giovani Ratinho (PROS)Divulgação
Publicidade
Giovani Ratinho, 43 anos, é deputado estadual, casado e pai de três filhos. Foi eleito vereador no município de São João de Meriti em 2012 e reeleito em 2016. Venceu a eleição para deputado estadual em 2018, na primeira vez em que concorreu ao cargo. Em fevereiro de 2019 iniciou o seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), com a missão de fazer um trabalho para todo o estado, mas com um olhar especial para o interior, a Baixada Fluminense e Meriti, sua cidade natal.
"Primeiro passo vou cortar os contratos e concessões com vícios de fraude. Em seguida, vou enxugar a receita e pagar todas as dívidas da cidade, inclusive, o salário de aposentados e pensionistas que estão passando fome. Só assim teremos como investir na cidade que está abandonada pelo atual desgoverno. A população não aguenta mais sofrer. Vamos varrer a corrupção que suga nossa cidade", Giovani Ratinho.
Publicidade
Doutor João (Democratas)
Doutor João (Democratas)Divulgação
Publicidade
Dr. João Ferreira Neto, 69 anos, é médico-cirurgião e obstetra, bacharel em Direito, perito legista licenciado e atual prefeito de São João de Meriti, cargo que ocupa desde janeiro de 2017. Em 2012, concorreu a prefeito pela primeira vez, alcançando quase 100 mil votos, mas sem vitória. Em 2015, assumiu o primeiro mandato como deputado federal, pelo PR, ao ser eleito com 65.624 votos. Em outubro de 2016 foi eleito no primeiro turno, com 115.400 votos. Atualmente ele está no partido Democratas.
Professor Joziel (PSL)
Publicidade
Professor Joziel (PSL)Divulgação
É deputado federal, mas já foi vereador na cidade de Meriti e subsecretário de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal. Professor Joziel atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e hoje, na Câmara dos Deputados, é presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Pedofilia (FPMEP), titular das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e Viação e Transportes (CVT).
Publicidade
“Administrar São João de Meriti será um grande desafio. Ao longo dos anos a cidade acumula problemas: folha de pagamento, excesso de burocracia nas repartições, queda na arrecadação, precariedade na prestação de serviços públicos e outros reveses. O nosso trabalho será árduo e demandará muita eficiência na gestão com comprometimento com a ética, moral e excelência na prestação dos serviços públicos, respeitando o uso dos recursos públicos”, Professor Joziel.
Léo Vieira (PSC)
Publicidade
Léo Vieira (PSC)Divulgação
O deputado estadual é nascido e criado em São João de Meriti. Candidatou-se pela primeira vez em 2012, para vereador, sendo eleito. Em 2016, se candidatou novamente a vereador da Câmara Municipal de São João de Meriti, conquistando 4.231 votos, sendo o 5º com mais votos. Em 2018, tornou-se deputado estadual e, neste cargo, uma de suas maiores conquistas foi a indicação que trouxe o Projeto Segurança Presente para o município de São João de Meriti, investindo na segurança municipal.
Publicidade
“Reestabelecer a dignidade do meritiense é minha prioridade. Para isso, precisamos quitar o pagamento dos nossos aposentados e pensionistas que têm sofrido sem receber seus vencimentos. Na segurança, vamos ampliar a central de monitoramento integrado, além de realizar concurso público para a guarda municipal. Na educação, meu compromisso é renovar o ensino nas escolas públicas municipais, além de instituir projetos na área de cultura voltados aos jovens. Por fim, na saúde, algo fundamental: vou trabalhar para que 100% nos atendimentos sejam na Clínica da Família, e não apenas 30%, como é hoje. Saúde se cuida no início”, Léo Vieira.
Paulinho do Sindicato (PT)
Paulinho do Sindicato (PT)Divulgação
O representante do Partido dos Trabalhadores é um dos novatos na disputa municipal. Paulinho é ex-vereador, representa o Sindicato dos Bancários há 29 anos, foi ex-secretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial e atualmente é dirigente estadual do PT, partido ao qual é filiado há 30 anos, em São João de Meriti.
” Melhorar a qualidade de vida do meritiense, com acesso a saúde, educação, cultura e lazer, través do aumento da renda e do poder de compra, com geração de empregos para todos e valorizando nossa história, fazendo justiça com os aposentados”, Paulinho do Sindicato.
Titinho (Podemos)
Titinho (Podemos)Divulgação
Antônio Carlos Cardoso Corrêa, mais conhecido como Titinho, é vereador há 5 mandatos consecutivos e, neste ano, candidato a prefeito em São João de Meriti. Sonha em acabar com a corrupção, promovendo uma gestão limpa, honesta e transparente, valorizando melhor as contribuições dos cidadãos e os cargos públicos, com foco nos funcionários de carreira.
“Antes de qualquer medida, logo no primeiro dia de governo, eu vou abrir a caixa preta da prefeitura e acabar com os supersalários de apadrinhados do prefeito e fechar o ralo por onde escorre a corrupção”, Titinho.
Vinicius Baião (PSOL)
Vinicius Baião (PSOL)Divulgação
Professor das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro, Vinicius Baião tenta pela primeira vez a vaga de prefeito de Meriti. Ele é pós-graduado em produção cultural, diretor e dramaturgo da Cia. Cerne e integra o conselho fiscal do Sepe-Meriti. Junto com seus apoiadores acredita que este é o momento de transformar sua cidade natal, Meriti.
"Vamos dar dignidade ao povo no atendimento médico hospitalar, nos postos de saúde, e também aumentar o número de clínicas da família, oferecendo medicina preventiva. Vamos valorizar nossos servidores, em especial os aposentados, e garantir a ampliação do número de creches e o não reajuste do preço da passagem. Nossas prioridades são saúde digna, educação de qualidade, fomento ao emprego e transporte barato", Vinicius Baião.