Saquarema Virtual - Reprodução Internet
Saquarema VirtualReprodução Internet
Por O Dia
Saquarema - As ferramentas digitais estão disponíveis no site oficial do município desde agosto deste ano, facilitando a comunicação entre os órgãos da Prefeitura, contribuintes e empresários que se enquadram no perfil do Cadastro Econômico.
Saquarema foi o primeiro município do Brasil a implantar sistemas eletrônicos inteligentes de gestão tributária. É também pioneira no estado do Rio de Janeiro com o DEC (Domicílio Eletrônico do Contribuinte). 
Publicidade
Cidades como Rio e Niterói estão usando seu exemplo para implantação do DEC em seus municípios.
O cadastro no DEC pode ser realizado pelo Responsável Legal ou seu Procurador e os dados fornecidos serão conferidos na Secretaria de Administração, Receita e Tributação, para sua validação. Um manual está disponível no portal do DEC para auxiliar o processo.
Publicidade
“No Estado do Rio de Janeiro, saímos na frente na oferta deste tipo de serviço. Grandes cidades como Rio, Niterói e Duque de Caxias estão nos visitando para conhecer o sistema do Domicílio Eletrônico do Contribuinte e implantarem em seus municípios. Nas cidades que já implantaram o DEC, os contribuintes ainda precisam ir à Prefeitura para levar os documentos presencialmente. Aqui em Saquarema, tudo é digital para facilitar a vida do contribuinte”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Há quatro prazos para validação do cadastro:
Prestadores de Serviços – 01/02/19 a 30/09/19 (Prazo Ampliado);
Comércio – 01/07/19 a 01/10/19;
Indústria – 01/11/19 a 31/12/19;
Demais atividades: 01/02/19 a 31/12/19.