Por O Dia
Publicado 24/08/2020 21:08 | Atualizado 25/08/2020 09:48
Saquarema - Escolhidas a dedo por sua competência; lindas, inteligentes e poderosas, as mulheres vem trazendo para a administração pública, além do know-how, a humanidade e delicadeza no ponto certo.
Na Região dos Lagos, Saquarema e Araruama são as cidades comandadas por mulheres. Em Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho encabeça uma administração com 7 secretarias comandadas por elas. Na educação, administração, fazenda e planejamento, política social, saúde e controladoria, todas elas de frente ao embate do dia-a-dia da administração pública municipal.

Já em Saquarema, eleita pelo povo em 2016, a dentista e Prefeita Manoela Peres, tem uma equipe com 6 pastas comandadas por mulheres, além da própria Prefeita, da presidente do IBASS, da controladora Geral do Município e da Presidente da Câmara de Vereadores.
Publicidade
Nas diversas áreas de comando, as mulheres têm conquistado seu espaço e o respeito da população do município. Um grande exemplo disto e uma das grandes surpresas na administração de Saquarema, foi a entrada da engenheira civil Priscilla Barroso na pasta de Obras e Infraestrutura, um cargo “tradicionalmente” ocupado por homens. Pela primeira vez na história do município, uma mulher comanda a Secretaria de Obras e Infraestrutura. Priscila é formada pela UFF e pós graduanda em gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas. Ela vem quebrando todos os paradigmas - mostrando a que veio, mas nem se dá conta disso.
Estou acostumada… Não sinto preconceito, talvez por ter tido anos de experiência em grandes empresas da construção civil, lidando com centenas de subordinados, em sua maioria homens, assim como aqui. Na verdade, o grande desafio que encontrei na Prefeitura foi o choque de gestão. Foi organizar a casa, ter o controle de tudo que estava acontecendo na secretaria. Além disso, eu conto com minha equipe de excelência, deixo a beleza por conta dos arquitetos, eles são livres para criar. Sou mulher, mas sou engenheira civil, meu coração bate forte mesmo é pela gestão e execução da obra. Lógico que é gratificante ver um design bonito, mas meu forte é execução e qualidade.” - declara a Secretária Priscilla Barroso.

Confiram os cargos ocupados pelas mulheres na administração pública de Saquarema:
Prefeita - Manoela Peres;
Controladora Geral do Município - Élida Alves;
Secretária Municipal de Educação e Cultura - Lucimar Pereira Vidal da Costa;
Secretaria de Obras e Infraestrutura - Priscilla Barroso Poubel;
Secretária Municipal de Gabinete - Patrícia dos Reis Silva;
Secretária Municipal de Desenvolvimento Social - Eliane Alves de Aquino;
Secretário Municipal da Mulher - Yara Santos Souza;
Presidente do Ibass - Nilmar Epaminondas da Silva;
Presidente da Câmara de Vereadores - Adriana.