Narcóticos Anônimos e a adicção ao uso de drogas - Reprodução da Internet
Narcóticos Anônimos e a adicção ao uso de drogasReprodução da Internet
Por Nana Magalhães
Saquarema - A crise da Covid-19 trouxe diversos motivos de preocupação para todos e, um dos grandes é: Como os adictos ao uso de álcool e drogas estão se cuidando nesse momento, com leis que restringem o acesso aos estabelecimentos como igrejas, onde, geralmente, funcionam as salas e grupos dessas entidades?

Segundo informações de uma das estruturas de serviço que gerencia a entidade Narcóticos Anônimos, durante os primeiros meses, as reuniões presenciais foram fechadas e funcionaram apenas on-line, através da plataforma Zoom.

As reuniões são realizadas em salas dentro da plataforma, organizadas como uma reunião presencial; com um secretário, um coordenador e o tempo é aberto às partilhas (depoimentos) de cada membro presente que deseja falar.

“Essas reuniões abriram um novo mundo para recuperação na adicção ativa ao uso de álcool e drogas. A partir do Zoom, temos a oportunidade de partilhar nossos sentimentos e receber ajuda de membros do Brasil todo. Não ficamos restritos a partilhar somente com pessoas de uma localidade, o que proporciona uma rede muito maior de ajuda mútua e recuperação mais abrangente.” - relata um dos membros.

Conforme os membros servidores da entidade, aos poucos as reuniões presenciais voltam a funcionar em alguns grupos, seguindo todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde, com dias, horários e número de pessoas limitado, os adictos voltam a se encontrar em suas reuniões de ajuda mútua, tomando todos os cuidados; como distanciamento, uso de máscara e álcool gel.

Na região, os grupos Araruama, Sal da Terra (Praia Seca), Figueira e São Vicente já voltaram às reuniões presenciais, enquanto o Grupo Saquarema mantém suas reuniões on-line, diariamente, às 22h, pela plataforma Zoom.

A adicção ao uso de álcool e drogas é uma doença progressiva, incurável e fatal, mas que tem tratamento.” - relata um dos membros. “O programa de Narcóticos Anônimos proporciona todas as ferramentas para quem deseja parar de usar drogas e encontrar uma nova maneira de viver livre da adicção ativa.”

Segundo informações dos membros servidores, o Anonimato é um dos alicerces espirituais de Narcóticos Anônimos. A identidade dos membros não é revelada e todos os passos, conceitos e tradições da irmandade são levados à risca.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

Você tem problemas com álcool ou drogas? A entidade oferece linhas de ajuda através dos telefones (22) 99919-7692/ (22) 98815-0722/ (21) 2533-5015. Ou pelo site www.na.org.br Através dessas linhas é possível receber informações de qualquer grupo que esteja funcionando ou de links de reuniões on-line no estado do Rio de janeiro.