Vertedouro assoreado - Vertedouro
Vertedouro assoreadoVertedouro
Por Ronald Pereira
Silva Jardim- Uma denúncia de fonte sigilosa fala sobre a barragem da lagoa de Juturnaíba, o denunciante diz que a Prolagos pode ser responsável pelas enchentes que acontecem no bairro Nova Silva Jardim e até mesmo no próprio bairro da lagoa de Juturnaíba.
Na denuncia foi relatado que as condições de vazão de águas não estão em conservação, e sendo assim impossibilitando o escoamento da água em casos de chuvas fortes na região. A alegação é que,  o assoreamento da barragem não é verificado e nem tomada providências pela concessionária que administra a barragem. Acumulando nos vertedouros lixo, ou terras e plantas aquáticas mortas e vivas com cerca de meio metro a um metro de altura, tampando a passagem da água pelos vertedouros e comportas. Também verificado que as comportas estão sem manutenção, podendo não  ser possível fazer abertura das mesmas em caso de emergência.
Quando chega o verão, tem maior incidência de chuvas, as águas dos rios não ganham velocidade devido ao nível elevado da lagoa e seu assoreamento, ultrapassando limites estabelecido de níveis de água. Com os vertedouros lotados de plantas aquáticas,  as águas não tem fluxo de vazão e logo depois encontram as comportas fechadas aumentando o nível da barragem.
Quando isso acontece, a velocidade de escoamento  da água  diminui, também afetando o Rio Capivari, onde causa inundações no Bairro Nova Silva Jardim  e aumentando o nível na barragem, ultrapassando a medida de nove metros, quando o que é indicado máximo de é 8,5 metros.
A imagem tirada de Satélite ( atualizada 2020) mostra uma parte da denúncia, onde encontra-se quantidade significativa de plantas aquáticas encostada nos vertedouros. 
A pergunta que o denunciante fez no final foi: "Até quando aquilo vai ser mantido daquele jeito?"(sic)
Entramos em contato com Leonardo Barra, um dos responsáveis pela barragem; o mesmo ficou de retornar com  um número de telefone para que pudéssemos entrar em contato com a Prolagos, no entanto o mesmo não nos retornou até o fechamento desta matéria. 
Hoje dia 12/08, o setor de imprensa da Prolagos, entrou em contato  e enviou a seguinte nota:
"A Prolagos informa que a Barragem de Juturnaíba está funcionando normalmente e que as oito comportas estão em plena capacidade operacional. A vegetação que chega às estruturas da barragem é retirada periodicamente, não trazendo prejuízos para a área de influência da barragem. Os vertedouros e comportas passam por manutenção contínua e são limpos de forma a manter o fluxo da vazão hídrica para o rio São João. A remoção do excesso de vegetação a montante está em fase de licenciamento no órgão ambiental e será realizada assim que a licença for emitida." 

 
Você pode gostar
Comentários