Terremoto causa tragédia no Marrocos

Por Flipar

O tremor danificou desde aldeias nas montanhas da Cordilheira do Atlas (no noroeste da África) até a cidade histórica de Marrakech, no oeste do Marrocos.
Reprodução de vídeo Reuters
Câmeras mostram a correria das pessoas em meio a desmoronamentos. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o tremor foi sentido em Portugal, Espanha e Argélia.
Reprodução de vídeo Reuters
O terremoto durou cerca de 15 segundos e ocorreu a 18,5 km de profundidade.
Reprodução de vídeo Reuters
Terremotos são fenômenos naturais que apavoram a população em diversas partes do mundo, sujeitas a abalos por causa da formação geológica local.
Reprodução de vídeo CNN
Em 6/2/2023, mais de 37 mil pessoas morreram após um terremoto que atingiu países da Ásia.
Reprodução de vídeo CNN
O tremor, de magnitude 7,8, atingiu, de forma arrasadora, a região central da Turquia e o noroeste da Síria.
Reprodução de vídeo CNN
A região fica sobre placas tectônicas que tornam a área propensa a esse tipo de tragédia. O tremor foi sentido ainda no Chipre e no Líbano.
Reprodução de vídeo CNN
Em 1/11/1755 um terremoto em Portugal foi tão impactante que deu origem a estudos científicos sobre o fenômeno dos sismos: a chamada Sismologia. Houve cerca de 90 mil mortes.
Domínio público
Os terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são uma liberação de energia acumulada abaixo dos solos, provocando uma acomodação dos blocos rochosos, dando origem aos tremores. E isso pode afetar também o mar.
B1mbo wikimedia commons
Foi em 22/5/1960. O Sismo de Valdivia, em Araucanía, foi tão forte que causou tremores até mesmo na capital Santiago e em cidades argentinas, como a capital Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e La Rioja.
Domínio Público
É comum que a força dos terremotos causem tsunamis que acabam invadindo muitas localidades, como ocorreu no Chile. Isso aconteceu também em 11/03/2011 no Japão (foto).
US Navy Domínio Público
18/04/1906 - O sismo na cidade de San Francisco, na Califórnia (EUA), teve magnitude de 8 graus e durou 1 minuto e meio. Matou ou feriu cerca de 3 mil pessoas.
Domínio Público
28/03/2005 - Três meses depois, mais um abalo sísmico de magnitude 8,7 na Sumatra deixou 1.000 mortos na Ilha de Nias
Reprodução do site bbc.com/portuguese/noticias/story

Veja mais Top Stories