Oktoberfest Blumenau é adiada após previsão de enchentes

Por Flipar

Ao longo da cerimônia de abertura no Parque Vila Germânica, o tradicional brinde não ocorreu. O principal intuito foi respeitar as famílias atingidas pelas fortes chuvas. Por outro lado, o primeiro dia de evento contou com o cortejo dos monges e bandas tradicionais.
Michele Lamin/Divulgação
De acordo com a Defesa Civil, as possíveis enchentes no Vale de Itajaí podem atingir o Parque Vila Germânica, local onde ocorre a tradicional festa. Diante disso, as atividades previstas para sexta-feira (6), sábado (7), domingo (8) e segunda-feira (9) foram canceladas.
Divulgação
A Defesa Civil registrou mais de 20 ocorrências em Blumenau. Entre elas, estão três relacionadas a alagamentos, cinco análises de risco e onze de possíveis deslizamentos.
Eduardo Valente/GOVSC
"Entre a tarde desta sexta-feira (06/10) e a madrugada do sábado (07/10), o desenvolvimento de um novo sistema de baixa pressão sobre SC favorece a condição para pancadas de chuva acompanhada de trovoadas. Há risco para temporais acompanhados de descargas elétricas, chuva intensa em curto espaço de tempo e queda de granizo de forma pontual.", disse o AlertaBlu.
Reprodução/Prefeitura de Itajaí
A expectativa da prefeitura era que mais de 600 mil pessoas visitassem a festa. Com isso, a administração ressaltou que pretende estender o calendário do evento até 29 de outubro para ter tempo hábil de realizar as festividades com segurança.
Foto: Clio Luconi/ Divulgação
A Oktoberfest de Blumenau foi inspirada no evento de Munique, na Alemanha, que é o maior do mundo. A primeira edição da festa ocorreu por iniciativa da prefeitura e auxílio da comunidade.
Alexandre Rocha/Pixabay
Curiosamente, foi após duas grandes enchentes na cidade, em 1983 e 1984, que a Oktober passou a ser realizada em Blumenau. Em meio à tristeza pelas perdas na população do Vale Europeu, a festa sempre é lembrada como um momento em que o local se reergueu.
Alexandre Rocha/Pixabay
Em 2023, o evento chega a sua 38ª edição, porém não foi realizado em dois anos seguidos em virtude da pandemia de Covid-19 (2020 e 2021). Essa festividade representa a cultura dos imigrantes alemães e sempre relembra a superação do município.
Alexandre Rocha/Pixabay
A festa foi realizada pela primeira vez em Munique, na Alemanha, no início do século XIX, com o casamento do rei Ludwig I. Na época, ele ainda era príncipe e teve uma união matrimonial com a princesa Theresa de Sachsen-Hildburghausen.
Alexandre Rocha/Pixabay
Em Blumenau, a festa foi recriada, principalmente por ser a cidade com o maior número de descendentes alemães. O evento se tornou a segunda maior festa germânica do mundo e a maior das Américas.
Arquivo Histórico Blumenau/Divulgação
Em meio à reconstrução das enchentes de 1983 e 1984, Blumenau se reergueu e realizou a primeira edição do evento no pavilhão da Proeb, com espaço de 3.000 metros quadrados.
Fundação Cultural de Blumenau/Arquivo Histórico José Ferreira da Silva
Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, essa primeira edição contou a presença de 102 mil pessoas, que consumiram um total de 103 mil litros de chopp.
Arquivo Histórico Blumenau/Divulgação
"Esse acontecimento foi um fato marcante para a festa que desde então, passou a ser celebrada todo mês de outubro, trazendo para nosso povo a valorização da cultura germânica. Desde a primeira edição o evento foi um sucesso e continua sendo, trazendo vários turistas para prestigiar os desfiles, comidas típicas, apresentações culturais e claro, conhecer todos os atrativos da nossa cidade", relembra Marcelo Greuel.
Divulgação/Oktoberfest Blumenau
Vale destacar que Marcelo Greuel (Podemos) é secretário de turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica.
Divulgação
Serão retirados, neste momento, equipamentos eletrônicos da área externa do parque, estrutura de sonorização, iluminação, mesas e cadeiras. O prefeito da cidade, Mário Hildebrandt (PSD), reiterou os motivos da suspensão do evento neste final de semana nas redes sociais.
Reprodução/Instagram/Prefeitura de Blumenau
O evento terá balcões de atendimento para compra de comidas e bebidas em altura adequada para pessoas que utilizam cadeira de rodas. Além de banheiros adaptados para cadeirantes e ostomizados.
Wikimedia Commons

Veja mais Top Stories