Pra quem não viu: Cilindro de gás explode no carro e mata motorista

Por Flipar

Uma câmera de monitoramento gravou tudo. O motorista Mario Magalhães, de 67 anos, vai até a traseira do carro e abre o porta-malas, onde ficam armazenados os cilindros de gás.
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Assim que ele abre, uma grande explosão acontece e uma nuvem de fumaça se espalha.
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O homem foi arremessado a alguns metros e ficou no chão, ferido. Veja que ele está sem camisa. Parte da roupa foi arrancada pelo impacto da explosão.
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Pelo estado do carro dá pra ter a ideia da dimensão do incidente. O veículo foi totalmente destruído, tornando-se um monte de ferro amassado e retorcido. Sem chance de recuperação.
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Técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), da Naturgy (Concessionária de Gás), representantes da Prefeitura e peritos da Polícia Civil foram ao posto para analisar o caso.
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Eles verificaram que os equipamentos do posto estavam em boas condições e com a licença em dia. Já os cilindros de gás do carro estavam em péssimo estado, enferrujados.
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A Associação dos Organismos de Inspeção Veicular do Rio de Janeiro (Assinsp-RJ) fez um alerta sobre a importância da instalação de GNV de forma correta, por empresas credenciadas.
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Uma das exigências é que os cilindros de gás tenham o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), responsável por verificar se os produtos estão de acordo com as normas.
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Dos veículos avaliados na pesquisa, 40% não tinham o documento em dia, 40% estavam com a vistoria vencida e 20% não fizeram a inspeção no Inmetro.
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O GNV, se for usado com segurança, é uma boa forma de economia. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás), o gás natural é de 43% a 58% mais econômico que a gasolina e de 44% a 66% mais eficiente que o etanol.
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O GNV é menos poluente. Emite cerca de 20% menos dióxido de carbono (CO2) na atmosfera em relação à gasolina e 15% em comparação com o etanol.
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O sistema de injeção fica sempre mais preservado. Por ser um combustível mais limpo, o gás não deixa acumular resíduos nos bicos injetores.
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O óleo dura mais. O GNV não se mistura e não contamina o óleo lubrificante do motor, aumentando a vida útil do líquido.
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A vida útil do escapamento também aumenta. Já que não há acúmulo de água proveniente da gasolina e do álcool, o sistema pode durar até 20% a mais .
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Por outro lado, há desvantagens no GNV. O cabeçote do motor pode trincar, já que o sistema recebe maior pressão e corre risco de pequenas fissuras.
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Outra desvantagem é o maior desgaste dos cabos de vela. A vida útil desses componentes pode cair de 30.000 quilômetros para praticamente a metade.
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Além disso, as válvulas podem travar. Como os cilindros trabalham com um combustível seco, a falta de lubrificação pode causar avaria. O ideal é usar gasolina ou o álcool por 5 km todos os dias.
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E há perda de potência de cerca de 3% em relação ao motor movido a combustão.
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