Recentemente, a linha de cruzeiros Hurtigruten divulgou uma "promoção" que prometia ao viajante ver a aurora boreal ou não pagar nada na próxima viagem.
Divulgação
Através do programa "Northern Lights Promise", a empresa realiza expedições ao longo da costa da Noruega durante a temporada de pico do fenômeno natural, entre 26 de setembro e 31 de março.
Divulgação
"Queremos que nossos viajantes tenham confiança de que vão riscar a aurora da sua lista de desejos", afirma Hedda Felin, CEO da Hurtigruten Noruega.
Divulgação
Feliz ressalta que as luzes do norte são espetaculares na Noruega, que fica acima do Círculo Ártico e dentro da alta faixa de visibilidade auroral.
Divulgação
As expedições da Hurtigruten no Mar do Norte têm a presença do astrônomo Tom Kerss, que pode ajudar os viajantes a entender mais da aurora boreal.
Divulgação
Kerss explica que não se deve olhar para o celular, para que os olhos fiquem adaptados à escuridão.
Divulgação
Além disso, a Hurtigruten explica que as luzes do norte aparecem por pouco tempo. Uma boa exibição dura entre 15 e 30 minutos. Recomenda-se checar a previsão do tempo para ter maior garantia de visualização do fenômeno.
David Mark/Pixabay
O fenômeno natural pode ser visto tanto no hemisfério norte quanto no sul, onde é chamada de aurora austral. Mas, no sul, o fenômeno ocorre no continente da Antártida. Portanto, a boreal é muito mais badalada.
Imagem de Manolo Franco por Pixabay
Basicamente, a aurora boreal é um fenômeno óptico caracterizado pela formação de desenhos luminosos no céu, com cores e formatos diversos, que ocorrem no período noturno.
AstroAnthony/Wikimedia Commons
O fenômeno natural tem origem nas reações químicas oriundas do contato dos ventos solares com elementos presentes na atmosfera terrestre, produzindo diversas formas luminosas no céu.