Brasil tem 3 das 10 maiores hidrelétricas do mundo! Veja o ranking

Por Flipar

10º) La Grande 2 (Canadá): A Usina ?La Grande 2? foi erguida em Quebec, no Canadá, em 1992, como parte do projeto chamado ?James Bay?. Esse projeto incluiu a construção de várias barragens ao longo do rio La Grande.
Reprodução/Youtube Canal Viagens e Caminhos
Se o projeto original for concluído e todas as barragens planejadas ao longo do rio La Grande, incluindo o projeto "James Bay II", forem finalizadas, a Usina La Grande 2 geraria uma quantidade total de 27.000 megawatts, tornando-se a maior usina do mundo.
Reprodução/Youtube Canal Viagens e Caminhos
9º) Churchill Falls (Canadá): Construída em 1971, esta usina fica situada no Rio Churchill, que faz parte do Sistema de Baía de Churchill, na região de Labrador.
Flickr/SaskPower
A usina é notável por sua capacidade de geração de energia significativa, com uma capacidade instalada de aproximadamente 5.428 megawatts (MW). Também é a maior usina subterrânea do mundo!
Flickr/SaskPower
8º) Krasnoyarsk (Rússia): A Rússia tem o maior potencial de energia hidrelétrica do mundo, e a Usina de Krasnoyarsk é a segunda maior do país. Localizada Rio Yenisei, na Sibéria, ela tem uma capacidade de 6.000 MW.
Arhi78/Wikimédia Commons
Uma curiosidade interessante é o longo período que a usina levou para ser construída: de 1956 a 1972, ou seja, 16 anos! Hoje, a principal finalidade da usina é fornecer energia para as fábricas de produção de alumínio.
Dale M Klamuella/Wikimédia Commons
7º) Sayano-Shushenskaya (Rússia): Construída de 1963 a 1985, no Yenisei, ao sudeste da Região da Cacássi, essa é a maior usina hidrelétrica da Rússia.
Vyacheslav Bukharov/Wikimédia Commons
Em termos de eficiência, é uma das usinas mais importantes do mundo, já que consegue produzir 6.400 megawatts com apenas 10 turbinas!
Reprodução/ Facebook Russia Friends
6º) Grand Coulee (EUA): A Usina Hidrelétrica de Grand Coulee é muito conhecida por ser uma das maiores do mundo, devido ao seu tamanho impressionante. Sua barragem tem 1,6 km de largura e é duas vezes mais alta que as Cataratas do Niágara!
Domínio Público/Wikimédia Commons
Localizada no Rio Columbia, no estado de Washington, e construída em 1933, durante a Grande Depressão, ela possui uma capacidade instalada de 6.494 MW.
Gregg M. Erickson/Wikimédia Commons
5º) Tucuruí I e II (Brasil): Situada às margens do Rio Tocantins, ao Sul de Belém do Pará, a Usina de Tucuruí é considerada a maior do país que é 100% nacional (ao menos até a a conclusão da usina de Belo Monte).
Sócrates Arantes/Eletronorte - Agência Brasil
A construção da usina foi iniciada em 1974 e concluída em 1984. São 20 turbinas Kaplan de 418,5 MW cada, capazes de gerar eletricidade suficiente para abastecer cerca de 12 milhões de residências.
Rui Faquini/Governo Federal
4º) Guri (Venezuela): Essa usina, que também é conhecida como Central Hidrelétrica Simón Bolívar, fica no Rio Caroni e foi terminada em 1986.
Domínio Público/Wikimédia Commons
Com uma capacidade instalada de 10.200 MW, ela assegura o fornecimento de eletricidade para toda a Venezuela e ainda envia parte da sua energia para o Brasil, especialmente para o Estado de Roraima.
Reprodução/Facebook Geografía Historia Venezuela
3º) Belo Monte (Brasil): Localizada no Rio Xingu, no município de Altamira, no estado do Pará, a Usina de Belo Monte funciona com uma capacidade instalada de 11.233 MW. É a maior usina 100% brasileira.
ROMERIO CUNHA/Wikimédia Commons
A construção da usina, que começou em 2011 e foi concluída em 2016, causou polêmica na época. Vastas áreas de floresta amazônica foram inundadas e populações locais precisaram ser deslocadas.
wikimedia commons Túllio F
Por outro lado, a usina também trouxe benefícios econômicos, fornecendo energia para a indústria e as cidades do Pará, além de ser uma importante fonte de irrigação, fornecendo água para irrigar cerca de 200.000 hectares de terras agrícolas.
Divulgação/Norte Energia
2º) Usina de Itaipu (Brasil): A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Até 2012, foi a maior hidrelétrica do mundo.
Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção.
Divulgação/Itaipu Binacional
Com 20 unidades geradoras de 700 MW cada e projeto hidráulico de 118 m, Itaipu tem uma potência de geração de 14 mil MW, suficiente para abastecer cerca de 17% da eletricidade consumida no Brasil e 90% da consumida no Paraguai.
wikimedia commons enioprado
1º) Usina de Três Gargantas (China): Localizada no rio Yangtze, na China, essa é a maior usina hidrelétrica do mundo em capacidade instalada, com impressionantes 22.500 MW de potência.
Rehman/Wikimédia Commons
A construção da usina foi iniciada em 1993 e concluída em 2012. A barragem tem 2.309 m de comprimento e 185 m de altura, formando um reservatório de água com 1.045 km² de área e uma profundidade média de 60 m.
Flickr/allen watkin
Além disso, a usina conta com 32 turbinas Kaplan de 700 MW cada, capazes de gerar eletricidade suficiente para abastecer cerca de 400 milhões de residências.
wikimedia commons allen watkin

Veja mais Top Stories