Caravaggio: O genial pintor que chocou a sociedade
Por Flipar
Nascido há 458 anos, ele também é considerado "maldito". Caravaggio atuou em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610, quando morreu, em Porto Ercole
Rapaz Mordido por um Lagarto, de Caravaggio - domínio público
Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. No entanto, suas pinturas costumavam escandalizar os clientes.
O Sacrifício de Isaac, de Caravaggio - Domínio público
Portanto, Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar, por exemplo, Maria e os apóstolos.
Descanso na Fuga para o Egito - Caravaggio - Domínio público
Sua inspiração estava entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo tipo de gente que não fosse de nobre estirpe e que tivesse grande expressividade.
Tocador de Alaúde, Caravaggio domínio público
Caravaggio chegou a ser acusado de usar o corpo de uma prostituta, encontrada morta do rio Tibre, para pintar A Morte da Virgem.
A Morte da Virgem, de Caravaggio - Domínio público
Outra característica marcante foi a sua dimensão realista: usava um fundo raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupava a cena em primeiro plano com focos intensos de luz sobre os detalhes. Impactante.
Crucificação de São Pedro, de Caravaggio - domínio público
O contraste de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena. Ele também usa cores de tons fortes, especialmente o vermelho.
A ceia de Emaús, de Caravaggio - Domínio público
Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o Tenebrismo, estilo em que tons terrosos contrastam com fortes pontos? de luz.
A Captura de Cristo, de Caravaggio - Domínio público
Em A Flagelação de Cristo, cada detalhe foi pensado para retratar a atmosfera de entrega de Jesus ao seu destino em prol da humanidade.
A Flagelação de Jesus, de Caravaggio - Domínio público
Caravaggio reagiu às convenções e privilegiou uma pintura natural, direta, e até mesmo brutal, como se vê no quadro em que o general Holofernes é decapitado por Judite, após ser seduzido por ela.
Judite e Holofernes, de Caravaggio - Domínio público
Em Medusa (1597), a inegável expressividade do rosto em terror demonstra a capacidade do artista de traduzir no desenho um sentimento até as últimas consequências. Gaspare Murtola (morto em 1624) disse: "Fuja, pois se seus olhos forem petrificados em fascínio, ela o tornará em pedra".
Medusa de Caravaggio domínio público
Caravaggio se retratou várias vezes e já foi dito que, às vezes, ele usava um espelho para se ver e pintar. Aqui, ele encarna Baco, o Deus do Vinho.
Baco, de Caravaggio - domínio público
Após um período em que ficou doente, em Roma, ele pintou novamente o Deus Baco, com seu próprio rosto, mas demonstrando o efeito da enfermidade: ele sofreu de icterícia.
Pequeno Baco Doente, de Caravaggio - domínio público
Em 2018, identificou-se que a morte de Caravaggio foi provocada por uma infecção causada pela bactéria "Staphylococcus aureus", depois que o artista sofreu um ferimento com espada.
Ressurreição de Lázaro , Caravaggio domínio público
Sua arte eterna está exposta nos mais importantes museus do mundo. E encanta pela expressividade, pela qualidade do traço e pelo jogo de luzes.
Anunciação, de Caravaggio - domínio público
Fechamos a galeria com Narciso. Caravaggio retratou um jovem olhando para a água de um lago - referência ao mito greco-romano clássico do jovem bonito e vaidoso que se apaixona por seu próprio reflexo. Assim foi Caravaggio: um artista apaixonante.