Porta de avião se solta em pleno voo e causa pânico nos EUA

Por Flipar

A situação desesperadora envolvendo um avião Boeing da empresa Alaska Airlines aconteceu na tarde de sexta-feira (05/01) e deixou os passageiros aterrorizados. Felizmente, ninguém se feriu.
wikimedia commons Noah Wulf
A aeronave precisou aterrissar com urgência porque uma porta se abriu e foi lançada no ar durante o voo.
reprodução tv globo
O avião transportava 171 passageiros e seis tripulantes, de acordo com informações da Alaska Airlines.
wikimedia commons Adam Moreira
O voo 1282 partiu às 17h06 (horário local) com destino a Ontário, na Califórnia. De acordo com o site de monitoramento de voos ?FlightRadar24?, o pouso de emergência ocorreu às 17h26.
reprodução flightradar24
Ele chega a perguntar se a piloto precisava liberar combustível antes de pousar para reduzir o peso da aeronave. No entanto, essa ação faria com que o avião continuasse voando por mais alguns minutos. A pilota então responde que não é necessário e prefere pousar imediatamente.
RENE RAUSCHENBERGER por Pixabay
O avião Boeing 737-900 Max ainda estava subindo, a uma altitude de 4.975 metros, quando precisou retornar, segundo dados da FlightRadar24.
wikimedia commons besopha
A Alaska Airlines informou que a porta, originalmente uma saíde de emergência, não estava mais sendo utilizada como tal.
reprodução redes sociais
Companhias aéreas que optam pela configuração máxima de assentos no Max 9, com 220 passageiros, a exemplo da Lion Air, uma empresa aérea de baixo custo da Indonésia, utilizam essa porta como saída de emergência.
wikimedia commons Abizar Al Ghifari
Aeronaves que possuem o "tampão de porta" ou porta "falsa" têm uma capacidade máxima reduzida, comportando até 189 assentos de forma obrigatória.
wikimedia commons Adam Moreira
A Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) afirmou que irá examinar o ocorrido em conjunto com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB).
wikimedia commons U.S. Government
A Boeing, fabricante da aeronave, declarou seu apoio à investigação das autoridades americanas e disse estar empenhada em obter mais informações.
divulgação boeing
Temendo novos incidentes com a porta ?falsa?, a FAA ordenou, no sábado (06/01), a interrupção dos voos de certos aviões Boeing 737 Max 9.
wikimedia commons Sam Almo-Milkin
A decisão afeta 171 aeronaves em todo o mundo e permanecerá em vigor até que essas aeronaves passem por inspeções, de acordo com a FAA.
divulgação NTSB
Segundo o Corpo de Bombeiros de Daegu, 12 pessoas tiveram ferimentos leves por conta da hiperventilação e algumas chegaram a desmaiar.
reprodução bbc brasil

Veja mais Top Stories