Aquário do Ceará de R$112 milhões seria o 3º maior do mundo

Por Flipar

Atualmente, passados 14 anos, o que deveria ser um aquário gigante, é apenas um esqueleto de concreto que se encontra estagnado, acumulando água da chuva.
Divulgação Governo do Ceará
O Aquário originalmente estava planejado para ter subsolo, térreo e dois pisos superiores, contando com cinemas, túneis submersos para observação e simuladores de submarinos.
Divulgação Governo do Ceará
Além disso, o lugar teria um elevador panorâmico à beira-mar, 25 tanques para animais, esculturas, fontes e até um navio naufragado. A expectativa era abrigar 35 mil animais!
divulgação
No fim de 2023, o governo do Ceará firmou um acordo para doar a estrutura inacabada do Acquario para a Universidade Federal do Ceará (UFC).
wikimedia commons Nakinn
A intenção é transformar a área em um novo campus universitário dedicado ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
Divulgação Governo do Ceará
A previsão é que o ?Campus Iracema?, como está sendo chamado, será concluído em 2026 e contará ainda com um "aquário virtual" e uma área de exposição aberta aos visitantes.
reprodução tv globo
Para continuar no tema em grande estilo, confira agora os 10 melhores aquários do Brasil!
montagem divulgação
Aquário Natural de Bonito (MS): Localizado na Reserva Ecológica Baía Bonita, a cerca de 7 km do centro da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, a visita de cerca de 2 horas pelos rios de águas cristalinas permite aos visitantes observarem com facilidade os peixes e a vegetação subaquática.
divulgação secretaria de turismo de bonito/ms
Aquário de Paranaguá (PR): Localizado no Paraná, o aquário foi inaugurado em 1996 e é considerado o maior aquário do sul do Brasil. São mais de 300 espécies de animais marinhos, como peixes, tubarões, raias, tartarugas, golfinhos e pinguins em uma área de 11.500 m².
Arnaldo Alves / ANPr / Divulgação
Acqua Mundo (SP): Esse aquário fica na cidade do Guarujá, em São Paulo, e foi inaugurado em 1992. Ele é dividido em três andares, cada um com um tema diferente: peixes, raias e tubarões.
divulgação
Aquário Natal (RN): Localizado no município de Extremoz, no estado do Rio Grande do Norte, esse aquário tem cerca de 200 animais de 60 espécies diferentes.
divulgação
Oceanic Aquarium (SC): Localizado em Balneário Camboriú, esse aquário foi inaugurado em 2021 e conta com uma área de 16.000 m². Além de um segmento inteiro dedicado aos pinguins, o lugar também possui um tanque dedicado à vida marinha do litoral catarinense.
reprodução youtube
Oceanário de Aracaju (SE): Também conhecido como Centro de Visitantes do Projeto Tamar, é um aquário público localizado na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe. É o primeiro oceanário do Nordeste do Brasil e foi inaugurado em 1997.
wikimedia commons MTur Destinos
Aquário de Ubatuba (SP): Inaugurado em 1996, esse é um dos maiores aquários do país, com um acervo de mais de 1.500 animais, de 200 espécies diferentes. Além de ser uma atração turística, o aquário também realiza atividades de educação ambiental e pesquisa científica.
divulgação
Aquário Municipal de Santos (SP): Inaugurado em 1945, esse foi o primeiro aquário do Brasil. Com mais de 120 espécies diferentes e cerca de mil animais, o local é líder em iniciativas de preservação marinha e cuidados com animais do oceano, além de receber quase meio milhão de visitantes por ano!
divulgação prefeitura de santos
Aquário de São Paulo: Localizado na região do Ipiranga, esse aquário foi inaugurado em 2006 e é o primeiro do tipo a ser construído na América Latina. São mais de 15.000m², 4 milhões de litros de água e centenas de espécies.
reprodução instagram
O local conta com espécies de várias regiões do mundo, como como África, Indonésia, Austrália, Amazônia, Pantanal e Patagônia.
reprodução instagram
AquaRio (RJ): Localizado no Centro da Cidade do RJ, esse aquário conta com uma área construída de cerca de 26 mil m² e capacidade de 4,5 milhões de litros de água salgada. É considerado o maior desse tipo na América Latina!
Alexandre Macieira/Divulgação
Inaugurado em 2016, o aquário tem 5 andares com mais de 5 mil animais de 350 espécies diferentes, como lagostas, cavalos-marinhos, águas-vivas, tubarões, peixe-palhaço, entre outras.
Alexandre Macieira/Divulgação

Veja mais Top Stories