Situação e perspectivas do mercado de carros no Brasil

Por Flipar

Ao todo, foram fabricadas 152.564 unidades, enquanto no mês anterior tinham sido 171.578.
- usertrmk por freepik
Esse resultado equivale a janeiro de 2023, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea.
usertrmk por freepik
A exportação, porém, caiu bastante quando comparada com janeiro de 2023. Em janeiro de 2024, as montadoras enviaram 18.837 veículos para outros países, 43% a menos do que no mesmo mês do ano passado, quando 33.048 veículos foram exportados.
tawatchai07 por freepik
A Anfavea explica que problemas econômicos em países que importam veículos do Brasil acabaram afetando o balanço.
tawatchai07 por freepik
A entidade citou os casos de Argentina (foto), Chile e Colômbia, que reduziram a sua participação na compra no mercado automobilístico.
Freepik
Já as vendas no mercado interno, ou seja, para clientes do próprio Brasil, cresceu em 13% em comparação com janeiro de 2023.
fanjianhua por freepik
E os modelos estrangeiros têm feito sucesso no Brasil. A cada dez carros vendidos no país, dois vieram de fora.
eye em - freepik (1)
Ao todo, 31.483 veículos importados receberam licença dos órgãos de trânsito. E 46% deles têm origem na Argentina, enquanto 25% chegaram da China.
wirestock - freepik (1)
Os veículos elétricos também ganharam impulso no mercado de importados. Fo total de modelos oriundos do exterior, que foram comprados no Brasil, 14% são elétricos e 19% são híbridos.
freepik
A queda em janeiro já era prevista, segundo a Anfavea, por causa das despesas das pessoas com os impostos do começo de ano.
Imagem de Luciano Teixeira por Pixabay
Apesar disso, muitos motoristas até optaram por tentar comprar carro em janeiro para tentar justamente negociar o pagamento de IPVA pela concessionária. Com isso, os motoristas tentaram escapar dessa despesa veicular.
Imagem de NoName_13 por Pixabay

Veja mais Top Stories