Desfile da Vai-Vai gera revolta em Sindicato dos Delegados: ‘Demonizaram a polícia’

Por Flipar

A entidade emitiu uma nota de repúdio à agremiação do bairro do Bixiga por conta da ala ?Sobrevivendo no inferno? no desfile que teve como tema os 40 anos do hip-hop.
Divulgação
Na ala, integrantes da escola representavam agentes policiais com chifre e asas vermelhas. Nas mãos, eles portavam escudos com a palavra ?choque?.
Reprodução TV Globo
"Ao adotar tal enredo, a escola de samba, em nome do que chama de 'arte' e de liberdade de expressão, afronta as forças de segurança pública", afirmou o Sindpesp.
Divulgação
"É de se lamentar que o Carnaval seja utilizado para levar ao público mensagem carregada de total inversão de valores e que chega a humilhar os agentes da lei?, diz a entidade em outro trecho da nota.
Paulo Pinto/Agência Brasil
No texto, o sindicato pede que a Vai-Vai faça uma retratação pelo que considerou demonização dos agentes da lei.
Reprodução Youtube
Em resposta, a Vai-Vai publicou um comunicado dizendo que a ala não foi criada para ?promover qualquer tipo de ataque individualizado ou provocação?.
Reprodução TV Globo
A agremiação explicou que o objetivo foi homenagear os Racionais MC's aludindo ao segundo álbum do grupo de rap, ?Sobrevivendo no Inferno?, lançado em 1997. O rapper Mano Brown participou do desfile.
Reprodução Instagram @vaivaioficial
"Neste recorte histórico da década de 90, a segurança pública no estado de São Paulo era uma questão importante e latente, com índices altíssimos de mortalidade da população preta e periférica", diz o comunicado.
Reprodução Youtube
A Vai-Vai lembrou que o álbum apareceu em 14º lugar em célebre lista dos 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone Brasil e vendeu mais de meio milhão de cópias.
Reprodução
O deputado federal Capitão Augusto (foto) e a deputada estadual Dani Alonso, ambos do PL, enviaram ofícios ao governador Tarcísio de Freitas e ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pedindo que a Vai-Vai seja punida e privada de recursos públicos em 2025.
Divulgação/Câmara dos Deputados
O enredo ?Capítulo 4, Versículo 3: Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano? foi levado pela Vai-Vai ao sambódromo do Anhembi na noite de 10 de fevereiro.
Reprodução TV Globo
No desfile, a quase centenária agremiação retratou importantes acontecimentos culturais de São Paulo, como a Semana da Arte Moderna de 1922.
Reprodução TV Globo
Outro momento que causou repercussão no desfile foi a presença de uma réplica pichada da estátua de Borba Gato em um carro alegórico.
Reprodução/Facebook da Vai-Vai
A estátua original de Borba Gato, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, já foi alvo de protestos por homenagear um bandeirante que escravizou negros e indígenas, segundo historiadores.
Governo do Estado de São Paulo
Paulo Galo, motoboy que organizou um ataque com fogo à estátua em 2021, foi o destaque do carro alegórico da Vai-Vai.
Reprodução
Recordista de títulos do carnaval paulistano com 15 conquistas, a Vai-Vai ficou apenas na oitava colocação em 2024.
Divulgação Liga SP
A Mocidade Alegre ficou com o título pelo segundo ano consecutivo. A escola localizada no bairro do Limão, na zona norte da capital paulista, apresentou na avenida enredo em homenagem ao escritor modernista Mário de Andrade.
Divulgação
A Dragões da Real terminou a apuração com a mesma pontuação da Mocidade Alegre (370), mas perdeu no critério de desempate definido por sorteio, o quesito harmonia.
Reprodução Youtube
A última vez que a Vai-Vai se sagrou campeã do carnaval paulistano foi em 2015, com enredo em homenagem à cantora Elis Regina.
Divulgação
Em 2019, a Vai-Vai terminou no 14º lugar e foi rebaixada pela primeira vez na história ao Grupo de Acesso.
Reprodução Youtube
No ano seguinte, a escola do Bixiga foi campeã do Grupo de Acesso e retornou à elite do Carnaval de São Paulo.
Flickr José Lutério

Veja mais Top Stories