Estudo aponta Força Aérea do Brasil como a 17ª maior do mundo

Por Flipar

A Global Firepower avalia a força aérea de cada país com base em sua classificação anual, considerando todos os tipos de aeronaves em uso pela Força Aérea, Aviação do Exército, Marinha e Fuzileiros Navais.
Robert Waghorn por Pixabay
Com a chegada dos novos caças supersônicos F-39 Gripen, a frota de aeronaves de guerra do Brasil está prestes a aumentar significativamente.
Isac Nóbrega / PR
Após 16 anos de desenvolvimento, o avião fabricado pela empresa sueca "Saab" será incorporado ao 1º Grupo de Defesa Aérea, o esquadrão responsável por introduzir o modelo no Brasil.
Divulgação SAAB
A ideia é que aos poucos o Gripen substitua os F-5M, caças americanos que estão em serviço no Brasil desde 1975 e estavam em processo de modernização pela Embraer até 2020.
divulgação fab
A previsão é que até 2027 o Brasil receba um total de 36 aeronaves modelo F-39 Gripen.
flickr Milan Nykodym
O Gripen tem capacidade de voar a uma velocidade máxima de 2.400 km/h, além de atingir até 16 mil metros de altura. O caça pode ir da cidade do Rio de Janeiro a São Paulo (uma distância de 365 km) em apenas 12 minutos.
flickr Milan Nykodym
Além de contar com modelos de sensores e radares avançados, o Gripen possui um sistema inteligente de detecção de alvos, sendo assim a aeronave mais moderna em operação na América Latina. Veja agora o ranking dos 15 países com a maior força aérea do mundo!
divulgação saab
14º) Taiwan (750 aeronaves): Foi fundada em 1920 e é chamada oficialmente de Força Aérea da República da China (ROCAF). Caças F-16 Fighting Falcon, Mirage 2000 e AIDC F-CK-1 Ching-kuo (foto) são alguns dos principais da frota taiwanesa.
Toshiro Aoki wikimedia commons

Veja mais Top Stories