É o Tchan fecha carnaval em Belo Horizonte com show gratuito
Por Flipar
Em cima de um trio elétrico, a banda será a atração principal do evento que ainda terá os blocos Quando Come se Lambuza, Tchanzinho Zona Norte e Batuca Sesc. O cortejo vai sair da Praça Rui Barbosa em direção à Praça Sete. A concentração está marcada para domingo (18), 13h, com encerramento às 17h30.
Reprodução Instagram @eotchanoficial
O grupo musical surgiu em Salvador em 1992, ainda com o nome de Gera Samba. Com o tempo, passou a fazer cada vez mais shows na capital baiana e ser figurinha carimbada também em eventos no Nordeste. No entanto, ainda sem estar na mídia e ser conhecido nacionalmente.
Reprodução Instagram @eotchanoficial
Como Gera Samba, o grupo faturava cachês em festas familiares pequenas como casamentos e batizados em Salvador. Algo que se transformou com a mudança para o Tchan.
Reprodução Instagram @eotchanoficial
O estouro aconteceu com o terceiro disco, em 1995, com a música "Segura o Tchan". Ela foi executada em todas as rádios do Brasil e caiu no gosto popular ganhando também as telas da televisão.
Divulgação
O grupo estava em todos os programas de auditório da época. Dentre eles, o Domingo Legal, do saudoso Gugu, no SBT, e o Domingão do Faustão, na Globo.
Divulgação
A música, assim como a coreografia, fizeram tanto sucesso, que acabaram se tornando o nome do grupo. O "É o Tchan" se transformava em mania nacional e emplacou hits sucessivos. Os integrantes passaram a ser figurinhas nacionalmente conhecidas e as dançarinas cobiçadas pelas revistas de ensaio nu, que faziam sucesso na época.
Divulgação
Os dançarinos(as) originais do Tchan ? Carla Perez, Débora Brasil e Jacaré ? e seus vocalistas, Compadre Washington e Beto Jamaica, criaram uma fórmula que faz sucesso até hoje.
Divulgação
Canções originais e cheias de ritmo, com os dançarinos mais sensuais do país. Além de letras e coreografias com um gingado super especial, que era repetido em festas, inclusive pelo público infantil.
Reprodução Instagram @eotchanoficial
O sucesso era tanto, que o grupo foi um dos pioneiros em utilizar a mídia também para selecionar novos integrantes. Quem não lembra do concurso da morena com a saída de Débora Brasil, que deu lugar à Scheila Carvalho.
Divulgação
Além desse, o concurso "A nova loira do Tchan" parou o Brasil e revelou Sheila Mello. A dançarina venceu a disputa e substituiu a consagrada e carismática Carla Perez, que encantou o país com o hit "Na boquinha da garrafa"
Divulgação
Entre os figurinos do É o Tchan, não faltam diversificações, como havaianos, árabes e orientais que estampavam encartes de álbuns e davam mais cor aos clipes. Os hits eram letras fáceis e as coreografias imitadas pelo país.
Divulgação
A lista de hits é imensa. Dentre eles, estão Pau que nasce torto, Paquerei, Segura o Tchan, É o tchan na Selva, no Egito e no Havaí, Arigatchan, A tomada, Bambolê, Disque Tchan (Alô Tchan), Dança do Põe Põe, Gererê, entre outros.
Divulgação
O É o Tchan inaugurou uma fase próspera para o axé. Se antes as meninas queriam ser paquitas da Xuxa, na década de 90 também surgiu a moda de ser uma dançarina do grupo, recheado de coreografias.
Divulgação
No fim de 1995, Débora Brasil tomou a decisão de abandonar o grupo. Com isso, a banda lançou um concurso para eleger a nova Morena do Tchan. Foi então que em 1996, Scheila Carvalho foi eleita a nova companheira de Carla Perez com 59,9%. No pleito, Viviane Araújo e Rosiane Pinheiro também disputaram a vaga.
Divulgação
O álbum "É o Tchan" do Gera Samba ganhou, em 1996, o certificado de disco de platina duplo pelas mais de 500 mil cópias vendidas. Atualmente, já são mais de 10 milhões de discos vendidos, entre 15 CDs e três DVDs.
Reprodução Instagram @eotchanoficial
Quem também participou do Tchan foi Renatinho da Bahia, que entrou no grupo no lugar de Beto Jamaica em 2000, por meio de um concurso. Tony Salles também foi vocalista do grupo por um tempo e casou com Scheila Carvalho. Além deles, a loira Silmaria também ocupou o cargo após a saída de Sheila Mello.
Divulgação
Em 2005, o grupo teve a volta de Carla Perez e Débora Brasil. Mas só para o DVD especial de 10 anos do Tchan. O álbum gravado ao vivo vendeu cerca de 50 mil cópias
Divulgação
No ano seguinte, duas morenas entraram para ocupar o lugar da eterna Morena do Tchan Scheila Carvalho. Julianne Almeida e Aline Rosado dividiram o posto de dançarina do grupo com a loira Silmara Miranda
Reprodução Facebook
Naquela época, houve uma reformulação total. Johny Lopes e Jack Fiaes assumiram os vocais e somente permanecem as morenas da formação anterior.
Divulgação
A dupla Beto Jamaica e Compadre Washington voltou a liderar o Tchan rodeado por seis mulheres. Gabriella Zecchinelli, Alessandra Quintino, Karol Loren, Juliana Chocolate, Juliane Almeida e Julie Pinho, em 2010.