Com dificuldades em Portugal, brasileiros fazem fila para voltar ao país

Por Flipar

Nesse sentido, eles correspondem a 77,13% dos cerca de 787 imigrantes na lista de espera da organização para voltar ao país com ajuda financeira para pagar a passagem aérea e o custo da viagem, bem como um auxílio para facilitar o recomeço profissional no Brasil.
Wikimedia Commons/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Casos de xenofobia também vêm sendo registrados pelas autoridades portuguesas. Apesar de terem a mesma língua, alguns brasileiros podem sofrer preconceito por serem estrangeiros e terem dificuldade no mercado de trabalho.
Unsplah/Liam McKay
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil estima que 360 mil brasileiros vivem em Portugal, segundo dados divulgados em meados de agosto.
Unsplash/Ray Donnelly
Segundo Vasco Malta, coordenador do programa, 228 brasileiros já retornaram ao país até setembro com a ajuda do órgão.
Unsplash/Wendell Adriel
Sendo assim, são pelo menos, três fatores que se destacam entre os motivos para os pedidos de ajuda: desemprego e dificuldade no acesso ao mercado de trabalho, dificuldades na regularização e situação econômica.
Unsplash/Dennis Rochel
?Todos os pedidos registados apresentam um destes fatores ou vários em articulação. Verifica-se também uma preparação do processo migratório muito incipiente que não vai de encontro à realidade económica e social do país onde o custo de vida aumenta, o preço da habitação idem e as pessoas se veem muito rapidamente numa situação de risco de vulnerabilidade?, disse à Gazeta do Povo.
Unsplash/Antonio Sessa
Esse contexto tem relação com a inflação, câmbio desfavorável e crise imobiliária, esses fatores são mencionados indiretamente como influenciadores da decisão de retorno.
Unsplash/ Alcobaça, Portugal
No total, a OIM conseguiu auxiliar na repatriação de 1,7 mil cidadãos que passaram pelos critérios adotados para o benefício. Após a entrada do pedido de repatriação, o órgão da ONU faz um aconselhamento individualizado e permite que os autores desistam ou mudem de ideia no meio do caminho.
Unsplash/Greg Harding
A situação só não é mais alarmante, porque vários brasileiros em dificuldade estão sendo socorridos por Organizações Não Governamentais (ONGs), igrejas e mesmo pela embaixada do Brasil.
John Samuel/Wikimedia Commons
"Imigrar requer planejamento, não é um processo para ser feito com base em notícias falsas", disse o senador Chico Rodrigues (União Brasil-RR) ao portal Correio Brasiliense.
Unsplash./Nick Karvounis
O senador também ressaltou que seu dossiê também percorrerá as regiões de Faro e do Porto, onde o Brasil tem dois consulados, além de Lisboa.
Agência Brasil
Parcelas importantes dessas pessoas migraram para a terra de Cabral baseadas em notícias falsas difundidas por youtubers, que disseminam a versão de que havia um Eldorado do outro lado do Atlântico e, em pouco tempo, todos ficariam ricos.
Rossana Ferreira wikimedia commons
"Pelo que sei, não temos nenhuma informação sobre esse processo no Brasil. Os brasileiros que desejarem migrar para Portugal devem ter tranquilidade e segurança", frisou.
Banacehco - Wikimédia Commons

Veja mais Top Stories